DESCI A MANSÃO DOS MORTOS.

“ A maior ameaça ao domínio do homem neste planeta é o vírus.”

Joshua Lederbers

PHD, NOBEL.

Paulo Roberto Silveira

Membro efetivo do Pen Clube do Brasil

Admitido em junho de 2018 como ensaísta.

Escritor Médico.

No dia 12 de março de 2020, quinta feira, fomos eu e Euzelia minha esposa para Lambari, Sul de Minas Gerais, onde todos os meses faço atendimento na minha Clinica Neuropsiquiátrica atendendo Lambari e arredores e retornamos ao Rio de Janeiro, no sábado dia 14 de março. Talvez devido a poeira, mudança de Clima, pois nessa região de Minas faz muito frio, senti desconforto das vias aéreas superiores, com coriza, e dores nas fossas nasais, que imaginando ser uma sinusite , iniciei o uso de AZITROMICINA 500 mg por três dias. Ao chegar no Rio, com a mudança do clima, houve melhora, porém após uma semana os sintomas voltaram, passando a fazer uso de CLAVULIM BD 875 mg (AMOXICILINA +ACIDO CLAVULÂNICO) , duas vezes ao dia, por 14 dias, melhorando os sintomas . que retornaram uma semana depois, quando passei apresentar tosse durante cinco dias, quando passei a ter dores articulares , diarreia , passando a fazer uso de CLARITROMICINA 500 MG , e dois dias depois

inicio de noturna de 38 º , acendeu a luz vermelha , pois era sintomas de Covid 19, mas como não tinha dispneia, fui seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, de ficar em casa. Ao perder o olfato e paladar, não tive duvidas, me dirigi no dia 22 de abril ao pronto atendimento da Unimed em Copacabana, onde fui submetido ao Protocolo de Covid 19. Temperatura, PA, FC, oximetria que estava em 91. Foi determinante a solicitação de uma Tomografia de Tórax que evidenciou opacidades pulmonares em vidro fosco, por vezes associadas a fino reticulado de permeio, configurando padrão de pavimentação em mosaico, apresentando distribuição multifocal bilateral com predomínio periférico e posterior, e maior extensão nos lobos inferiores. Extensão do acometimento pulmonar moderado ( 25 – 50 %).Ausência de derrame pleural. Não há linfonodomegalias. Traqueia e brônquios-fronte sem alterações. Por ter 71 anos, diabético, hipertenso, coronariopata e tido uma trombose pulmonar o médico do plantão optou pela minha internação num CTI com diagnóstico de Pneumonia viral com suspeita de Covid 19. A central de atendimento encontrou uma vaga no Hospital Casa / São

Bernardo na Berra da Tijuca, sendo transferido no mesmo dia.

Dei entrada no CTI no dia 22 de Abril 2020 as 22: 16 onde fui submetido ao protocolo de Covid 19, e no dia 23 de abril solicitado nova tomografia de Tórax : Opacidade em vidro fosco esparsas pelos pulmões, predominantemente periféricas. Associam se áreas confluentes formando consolidações. Presença de espessamento septal de permeio (pavimentação de mosaico) . O comprometimento dos pulmões foi estimado em acentuado > 50 %. Ausência de derrame pleural.

Verificado a rápida interação do vírus na área pulmonar de acometimento moderado ( 25 %) a acentuado ( 50 %), característica do Covid 19.

Exame de secreção nasal :PCR ( reação em cadeia de polimerase) em tempo real, que foi positivo para Covid 19.

Fui submetido ao protocolo completo de tratamento do Covid 19:

4 dias de CEFTRIAXONE IV

IVERMECTINA EM 23/04/20

5 DIAS DE AZITROMICINA

5 DIAS DE HIDROXICLOROQUINA

Fui transferido do CTI após hum dia de internação para o quarto 317 onde fiquei internado por 04 dias. Tendo alta hospitalar no dia 27 de abril de 2020 com o seguinte relatório: Paciente acordado, eupneico, estável hemodinamicamente, acianótico, anictérico, afebril, evolui clinicamente bem, sem queixas no momento, relata melhora desde a admissão, nega dispneia, diarreia ou náuseas. Paciente evolui clinicamente bem , sem queixas no momento, sem necessidade de oxigênio via suplementar . Há 4 dias sem febre e mantendo sinais vitais estáveis. com orientação de de manter uso de LEVOFLOXACINO 500 MG tomar 1 comprimido e meio 1 x ao dia por 7 dias. Manter o Isolamento Domiciliar por 14 dias.

ORIENTAÇÕES PARA ISOLAMENTO DOMICILIAR

Não COMPARTILHAR alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal;

Evitar tocar nos olhos, nariz ou boca;

Lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete d água ou usar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirar;

Não receber visitas enquanto os sintomas persistirem;

Enquanto permanecerem os sintomas respiratórios, deve usar máscara cirúrgica ao sair do seu quarto e trocar de máscara sempre que estiver úmida;

Na ausência de máscara, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirar com lenços descartáveis ( ex papel higiênico,papel toalha, guardanapo ou lenço de papel);

Ficar no quarto sozinho ( se possível) e mantê-lo ventilado;

Sair de casa apenas em situações emergenciais. Evitar sair de casa durante 14 dias;

Manter no mínimo 01 metro, de distância dos demais e evitar de tocar em objetos que outros irão tocar:

Os alimentos podem ser preparados e entregue normalmente na porta do quarto, mantendo a distancia de 1 metro, não tocando nas superfícies contaminadas por ele, sem necessidade de usar máscara;

Os talheres utilizados deverão ser recolhidos sem necessidade de usar luvas, mas imediatamente lavados com água e detergente e guardadosà parte, sendo uso exclusivo do paciente.

A minha esposa Euzelia, foi me buscar no Hospital , e vi nos seus olhos marejado de lagrimas o grande alívio de ter descido a mansão dos mortos e retornado, pois ela sendo médica sabia previamente toda a gravidade dessa doença principalmente com a minha idade 71 anos e minhas comorbidades ( Idade, diabetes, Coronariopata, trombose pulmonar e hipertenso ) Foi com muitas orações dela, familiares e amigos que me presentearam com vida. Veio a sequela muscular ( atrofia por desuso) de ter ficado imobilizado por todo esse tempo. Tosse esparsas , com secreção esbranquiçada que ainda me incomodava sobremaneira. Perdi peso cerca de 07 quilos. Mas a vontade de lutar pela vida continua, uma das minhas marcas registradas é o Judoca faixa preta ( sho dan) primeiro Dan , o samurai, o Guerreiro que habita em mim e sobretudo minha fé em Deus, que nunca me abandonou nesses momentos tão difíceis e dolorosos da minha vida.

Fui ao Consultório do Cardiologista no dia 4/05/20 que acompanha desde sempre , que também havia sido acometido de Covid 19, mas se recuperou sem precisar de internação, que me auscultou e me deu as boas novas de ausculta normal, e o coração continua firme, é claro precisa tomar os medicamentos anti-hipertensivos e os medicamento da diabetes .Paulo esse vírus é Selvagem, novo, cruel, não sabemos como ele atua, sem medicamentos ou vacina. Deixando sequelas varias. Mas você se curou dele.

Prescrição da Cardiologia:

1)ELIQUIS ( APIXABANA) 5 MG antitrombótico 2 x

2)LOSARTANA POTASSICA 50 MG anti-hipertensivo 2 x

3 )ATENOLOL 25 MG antiarritimico 2 x

4)BISSULFATO DE CLOPIDOGREL 75 antiagregante plaquetario 1 x

5) ROSOVASTATINA CALCICA 10 MG anti colesterolremia 1 x

No dia 13 de maio de 2020 atendido na Clinica Imuno Derm fiz o teste rápido IGM/IGG para Covid 19: Anticorpos IgM Não reagente Anticorpos IgG REAGENTE. Ou seja meu organismo não evidencia mais o vírus, mas apresenta anticorpos a ele.

Prescrição do Imunologista

1) DYMISTA APLICA 1 JACTO EM CADA NARINA 12/12HS anticongestionante

CLORIDRATO DE ATELASTINA 120 MCG

PROPIONATO DE FLUTICASONA 50 MCG

2) LEVOLUKSTA tratar rinite alergica 1 X AO DIA

MONTELUCASTE DE SÓDIO 10,4 MG

DICLORIDRATO DE LEVOCETIRIZINA 5 MG

Hoje, dia 20 de Maio 2020 fui atendido pela Medica Pneumologista , que ouviu pacientemente a minha historia, e depois me auscultou me dizendo que tenho estertores em base de pulmão esquerdo que apos tosse induzida cessaram e ausculta normal no pulmão direito. Solicitando nova Tomografia Computorizada de Tórax daqui a 40 dias.

Prescrição da Pneumologista

RELVAR 200/250 broncodilatador APLICAR 1 SPRAY BUCAL 1 X AO DIA.

FUMARATO DE FLUTICASONA 200 MG

TRIFENATO DE VILANTEROL 25 MG

COMO HAVIA IDO A ENDOCRINOLOGISTA DIA 19/03/2020

Prescrição da Endocrinologista:

1) XULTOPHY – INSULINA DEGLLUDECA 100 U/ML X LIRAGLLUTIDA 3,6 MG/ML APLICA 40 U SUBCUTANEA PELA MANHA

2)XIGDUO XR antiglicemico oral

DAPAGLIFOZINA 10 MG

CLORIDRATO DE METIFORMINA 1000 MG

2) GLIFAGE XR 500 MG antiglicemico oral 2 CAPS A NOITE

CLORIDRATO DE METIFORMINA

3) DAFLON 500 MG antivaricoso 2 X

DIOSMINA 450 MG

HESPEDINA 50 MG

4) THIOCTACID HR antinevrálgico 600 MG 2 X

ACIDO TIÓCTICO

O Corona vírus e um vírus selvagem, cruel, que invade o seu corpo por inalação ou contacto, pelas mucosas dos olhos , da boca, e do nariz e rapidamente vai tomando conta do seu organismo, apossando-se do seu sistema imunológico e todas as suas resistências vão se minando. Mas torna se mais feroz nos seu pulmões, que vão se desintegrando e sofrendo mini tromboses que vão sufocando o paciente que são não for entubado imediatamente e conectado a um respirador leva a parada respiratória e óbito inexoravelmente, simples assim. Não existe tratamento ainda patente, apenas alguns protocolos ao qual fui submetido, e graças aos médicos e demais profissionais de saúde e a minha fé em Deus e aos meus genes, hoje memoria imunológica, consegui me recuperar em tempo de entrar na fase 2 .2. Não existe vacina ainda eficaz contra a esse vírus, que esta destruído vidas , nesse planete. Não existe idade , desde recém nascido ao idoso mais avançado , pode ser atingido e por ele e casa não tenha os genes específicos ainda não identificados pode levar ao êxito letal. Por esse motivo e conhecedor desses ensinamentos me senti que DESCI A MANSÃO DOS MORTOS ... retornando para viver a minha nova vida, com toda as minhas ferrenhas convicções e conhecimento que amealhei nestes 71 anos de estou aqui neste mudo para a Gloria do Grande Arquiteto do Universo e Sempre de Pé e ás ordens para Servir e Ajudar o meu próximo no que de mim for necessário.

A grande preocupação que nos aflige é a constatar o sucateamento da Saúde e Assistência a nossa sofria população. O grau de corrupção que assola ao Sistema Único de Saúde em especial atenção ao nosso sofrido Estado do Rio de Janeiro em que os médicos da frente de atendimento tem que escolher quem vai ser atendido, quem sera internado, e quem vai ser escolhido para o uso do respirador . Uma eterna escolha de Sofia. A unica maneira de evitar o contagio e o isolamento horizontal ou isolamento social, lavar as mãos sempre com água e sabão por 20 segundos, usar a mascara protetora por no máximo duas horas e troca lo por uma nova, descartado -a em local apropriado e se puder ficando no aconchego do lar, pois essa Pandemia vai passar, o que vem depois ...mas , isto será outra historia.