FÉRIAS DE DEUS

A mãe entrou no ônibus esbaforida, carregando uma bolsa ao ombro e arrastando pelas mãos os dois filhos. Breno, com 6 anos, e Bruno, talvez de 8 ou 9anos. Iam para Goiânia, passar as férias de julho na casa da avó materna. Breno, principalmente, estava que não se controlava, nem cabia em si. Nem no ônibus! Desde que acordou de manhã já respirava o ar de férias e o cheiro de comida e daquele perfume esquisito da casa da avó. A mãe torcia, mas os danados não pegavam no sono. Parece que queriam respirar acordados aquele ar, que se viu aumentado pelo ambiente fechado e mal condicionado do ônibus. Então Breno teve uma dúvida, já que eram suas primeiras férias. Antes da escola, o Maternal, não existiam férias. Agora era diferente, férias eram quando não ia para a escola e ia para a casa da avó em Goiânia.

_ Mãe!

_ O que foi Breno?

_ Foi Deus quem fez o ônibus?

A mãe não respondeu, por não querer dar resposta, por não ter conhecimento sobre o assunto, ou para não dar trela para o garoto que insistia em não dormir. Mas Bruno, seu irmão mais velho, se dispôs a responder, afinal de contas já frequentava a catequese.

_ Deixadecêbobo Breno! É claro que foi Ele. Deus faz são ziguilhões de ônibus iguais a esses de uma só vez. Ele faz até maiores que esse. Tem uns que cabem Catalão e até Goiânia dentro. Cabe até mil aviões dentro deles!

_ Vixe, Bruno! Eu não duvido, com Ele ninguém pode, nem o tal do Capeta! Mas Deus deve ficar cansado depois dessa trabalheira toda!

Um breve silêncio se impôs para que pudessem melhor assimilar as consequências desses conhecimentos teológicos recém adquiridos.

_ Mãe?

_ O que foi Breno? Vê se dorme!

_ Só mais uma coisinha mãe. Deus tira férias?

(...)

Deus se frequentasse escola e tivesse avó talvez tirasse suas merecidas férias. Mas o danado Desse sujeito, metido a fazer essas coisas imensas do tamanho até do que não tem tamanho, como disse o João Grilo a respeito do Tinhoso, parece que é filho e neto de chocadeira. Além disso, já é bastante sabichão, não precisa frequentar escola