Conversas casuais entre eu e o diabo. (1)

Imaginei que conversava com o diabo, uma conversa casual, acompanhada de whisky, jazz, e uma longa partida de xadrez.

- Satisfeito com o que encontras-te? - questionou-me.

Apenas o fitei, sério.

- Olha onde tua busca o trouxeste, e ainda assim não se vê satisfeito.

Não pude evitar um sorriso de canto.

- O que acha de fazermos um acordo? - indaguei.

Então foi a vez dele sorrir, um sorriso perspicaz e perigoso. Movimentou sua rainha da C3 para E5.

- Xeque-mate. - disse somente, me fitando com um sorriso sagaz.

Me vi confuso, analisando o tabuleiro, perplexo. Quantas jogadas à frente ele estava? Então me conformo com minha derrota e começo a rearranjar o tabuleiro.

O diabo serviu nossos copos com mais whisky e acendeu um charuto.

- Não há permuta que possa ser feita contigo, meu amigo. Nada de acordos, nada de apostas, favores ou trocas. Fostes longe de mais em tua busca. - declarou o diabo. - E olha que é o diabo quem vos fala isso. - finalizou em tom de piada já me passando o charuto.

- E seria essa a moeda de troca de maior peso para aqueles que buscam o saber? Tornar-se o próprio diabo?

- De fato, meu caro. Os que questionam e buscam por respostas, estão fadados a ser condenados por aqueles que se escondem nas sombras da ignorância, indivíduos que temem e abominam qualquer verdade que não seja a própria. Então, caminhas sozinho em vossa busca, barganhando com o tempo, sobrevivendo, e sacrificando de pouco a pouco aquilo que chamam de humanidade. - fez uma pausa para degustar mais uma dose de seu whisky. - Mas esta é uma história que já conheces muito bem, não é mesmo?

Sorvi um gole de meu whisky, tragando junto cada palavra que pairava no ar.

- Dizem que o diabo é o pai da mentira, mas acredito que este seja apenas um boato inventado por alguém que fora incapaz de ouvir e aceitar a verdade. - falei em divertimento, e o diabo me sorriu. - Mas ouvi dizer também que o diabo sempre tem algo a oferecer, e se não é um acordo, o que seria? - provoquei.

- Oras, há algo melhor que uma conversa sagaz acompanhada de música boa e whisky? - indagou o diabo.

- Que tal outra partida? - disse indicando o tabuleiro de xadrez já em ordem.

- Claro! Quem sabe com treino consigas entreter-me.

Peão da G2 para a G4.

R Biansu
Enviado por R Biansu em 01/08/2020
Código do texto: T7023250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.