FANTASMAS

NÃO FOI DIA, NÃO FOI NOITE. INTERVALO DE TEMPO, COMO SE PUDESSE PARAR... E PODE...NÓS, NÓS TODOS VIMOS, DEMOS AS MÃOS E ADORAMOS SEM FRONTEIRAS AS ROUPAS DAQUELES FANTASMAS, E NÃO SABÍAMOS. E TALVES FOSSE ATÉ INTENÇÃO O QUANTO ELES TINHAM PARA NOS CONTAR. BRINDAMOS VÁRIOS COPOS DE TODAS AS BEBIDAS EXISTENTES DAQUI E DE LÁ E SAÍMOS NÓS TODOS A RODAR COM AQUELES ANDRAJOS DESTITUÍDOS DE CORPOS APARENTES. PASSÁVAMOS E ÉRAMOS POUCOS PARA TANTAS PESSOAS DE CARNE E OSSO QUE PASSAVAM A NOSSA VOLTA. NÃO ÉRAMOS MAIS NÓS, APENAS ACOMPANHANTES DE NOSSA SITUAÇÃO, A QUAL VOCES, FANTASMAS, SABIAM BEM MAIS COM TODA VOSSA SOBERBA.

NÃO FOI DIA, NÃO FOI NOITE. NÃO ACONTECEU COMIGO. NEM COM NINGÚEM. ACONTECEU COM TODOS E ACONTECE SEMPRE EM TODA PARTE DO PLANETA. SÃO SINAIS , DESVIOS E COISAS DÚBIAS, DÚVIDAS, TREMORES NAS MÃOS DE PESSOAS JOVENS, DE PESSOAS SENSATAS, DE ATÉ DEUSES DE CARNE, FERRO E OSSO. FORA DAS TANTAS CONCEPÇÕES CASTRADAS, QUE NOS CONTARAM EM UM LIVRO GUARDADO A VÁRIAS CHAVES, SEMPRE A ESPERA DE UM ÚNICO FANTASMA QUE CHEGUE E RETIRE DE SEU MOLHO DE CHAVESS A VERDADEIRA OPERAÇÃO QUE NÃO SERÁ VISTA, MAS SENTIDA POR MILHARES, MILHÕES....

FANTASMAS DO BEM, FANTASMAS DO MAL, (MAIORIA NÃO LHES LIGAM) DIVERTEM-SE, AFUGENTAM E DESTITUEM SEU HABITAT NATURAL. TANTAS QUANTAS LUAS E SÓIS, AINDA QUE MESMO SEM VER, POIS A DÚVIDA TAMBÉM DEVE SER ALIMENTO NA CONSTITUIÇÃO DOS FANTASMAS, OU ENTÃO SÃO TÃO REPLETOS DE SI QUE NÃO SE DESVIRTUAM DE SEU REAIS PROPÓSITOS.

MAS NÃO ERA MAIS DIA, NÃO ERA MAIS NOITE, MAS ERA TARDE... ERA MUITO TARDE PARA NÓS TODOS. TODOS NÓS PARTIMOS NOSSOS LAÇOS ÉBRIOS E VOLTAMOS. SENTÍAMOS ENQUANTO SEGUIAMOS A ROTA, QUE TÍNHAMOS QUASE AS MESMAS DÚVIDAS, MAS NÃO AS MESMAS CONCEPÕES DAS COISAS. E ELAS NÃO NOS FAZIAM MAIS SENTIDO. E AS COISAS NÃO PASSAVAM PELAS NOSSAS MÃOS, SEM ANTES CAIR NAS MÃOS DE NOSSOS AMIGOS FANTASMAS.

E SEM NOS DAR-MOS CONTA, ÉRAMOS COMO OS PRÓRPIOS FANTASMAS, MAS NÃO COMPACTUÁVAMOS, VÍVIAMOS EM UM SONHO REAL DE VIDA, ESPERANÇA E DISCÓRDIAS. AH! E AS HORAS SEM PRESSA, ENGOLINDO NOSSA CONVERSA, SEM DEVORAR NOSSA PRESSA DE NÃO TER PRESSA. ÉRAMOS COMO ELES AGORA, FANSTASMAS, ILUSÕES REAIS DE CARNE, OSSO E ESPÍRITO. NÃO PODÍAMOS PARTIR PARA O ESPAÇO, SERMOS PASSADOS PARA TRÁS. ESTÁVAMOS A FRENTE E NÃO NOS FAZIA SENTIDO... E ENTRAREMOS TODOS NÓS E ELES, TAMBÉM PELA PORTA DOS FUNDOS, PELA PORTA DA FRENTE, POR TODOS OS CANTOS, ENFIM.... E BRINDAREMOS O RESTO DE NOSSOS DIAS, BEBEREMOS E COMEREMOS E INVAVINDO TODO O SALÃO PRINCIPAL, SEREMOS UM CORPO RELUZENTE, NÓS E ELES TAMBÉM.

NOSSOS VÍCIOS, A LOUCURA DELES, MISTOS, COMPLEXOS SIMPLIFICADOS, COMO ESTA DANÇA DE PALAVRAS PARECENDO O QUE NÃO SENDO, TORNAR-SE-Á A MAIS BELA EXPRESSÃO DE VIDA... DE VIDA.... DE VIDA.... REPLETA, ETERNA PARA SEMPRE EM UMA LOUCURA SEM FIM.... COMO SE O TEMPO PUDESSE CESSAR, PARAR. E AS ERAS PASSARÃO, AS ÉPOCAS ECLODIRÃO EM CONFLITOS, VEREMOS PELA TELEVISÃO, PARTICIPAREMOS EM COMUNHÃO, NÕS E ELES... OU NÓS SEM ELES, TUDO MUITO CONFUSO, TUDO COMO O INÍCIO DEPOIS DA RESPOSTA ESPERADA.

FRASES, FASES, FACES PERDIDAS, ILUDIDAS EM DESGASTE, EM DESGOSTO. SUFOCO, PRAZERES ESPERANDO, ESPREITANDO AO SOL, A LUA E AS ESTRELAS COM QUE NÃO PODEREMOS JAMAIS CONTAR, E NEM MAIS IGNORÁ-LAS. MAS SEREMOS COMO ELAS. E QUEM SOMOS ALÉM DE FANTASMAS? NEM SEI, NEM SEI... VEM DE LÁ, ENTRA PELA PORTA E TIRA-NOS DOS DESEJOS O MAIS DOCE DE NÓS MESMOS, O MAIS SABOROSO DE NOSSA ENTREGA E FESTA, DE DOR, PRAZER E ENCONTRO... NÓS NÃO PASSAMOS, NÃO PASSAREMOS JAMAIS. E MESMO ASSIM SEREMOS NÓS E ELES, PARA SEMPRE. SEREMOS ENIGMAS COM MANCHAS, NÓDUAS DO NOSSO PASSADO, MAS PARA SEMPRE, ATÉ QUE O TEMPO CESSE, POSITIVAMENTE SAUDÁVEIS...

FIM

(TEXTO ESCRITO ORIGINALMENTE EM MEADOS DOS ANOS 80 E PUBLICADO EM ANTOLOGIA NO ANO DE 2003) - EVENTUAMENTE HOJE O AUTOR FARIA ALGUMAS MODIFICAÇÕES NO TEXTO, MAS AQUI ESTA A ESCRITA ORIGINAL