O “AUÊ” DO MATEMÁTICO (BVIW)
 
Não tenho como pedir desculpas pois o “auê” não foi comigo e sim com o Pitágoras,  o tal da soma dos quadrados dos catetos é   igual ao quadrado da hipotenusa, que no idioma da mulher sapiens – ese soy yo -   teria esta fórmula:     você + eu  = NÓS (2²). E o resultado de NÓS, hipoteticamente falando, já que formamos um triangulo isósceles, com dois lados iguais e um diferente, esse diferente seria o “ DE NÓS”  e a coisa ficaria assim: você + eu = NÓS (2²)= CASAL + o “DE NÓS” = FILHOS. Logo,  o resultado do teorema  seria : VOCÊ + EU + FILHOS =FAMÍLIA. Espero que me tenha feito entender.
Quanto ao “auê” do Pitágoras, tomei conhecimento através da leitura que fiz na terra de ninguém, cujo autor desconheço e que envolve a ilustre figura e  é a seguinte: A hipotenusa foi inventada por esse grande filósofo e matemático para explicar a utilidade de uma coisa inútil, o triângulo. A história dita, que sua mulher, Enusa, o traía com dois cadetes. Pitágoras,  tomando conhecimento da traição, enfurecido, matou os três. Quando os enterrou, ele pensou em homenagear seus momentos com Enusa e deixá-la num túmulo que fosse igual a soma do dois cadetes. Então, disse para os coveiros: "Quero que a soma dos quadrados dos cadetes seja igual ao quadrado da p... Enusa. Depois, por coincidência, viu que aquilo se aplicava ao triângulo retangular. Explico, antes do teorema de Pitágoras, todos os triângulos eram quadrados. Passadas as ordens para os coveiros, Pitágoras sentou-se de baixo de uma árvore e sentenciou: A soma dos quadrados dos cadetes é igual ao quadrado da hipotenusa.
                        
 
 
                
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 03/11/2020
Reeditado em 03/11/2020
Código do texto: T7103075
Classificação de conteúdo: seguro