ATEMPORAL SUMI - Ê (BVIW)

Hoje, o conto amanheceu romântico, lembrando - se de uma lenda japonesa que leu ontem - “A sombra do bambu”; Izumi uma bela jovem foi transformada em um frondoso bambu, da Floresta de Arashiyama. E no Dia Sagrado (em que o sol e a lua se encontravam) ela voltava à forma humana e passeava pelo bosque, durante essa caminhada foi vista pelo boticário Himura que se apaixonou por ela, mas não conseguiu se aproximar, pois a moça ‘desaparecera’ no bambual.

No dia seguinte, ele voltou à floresta a procura da sua amada, e sem encontrá-la, angustiado, foi a um templo pedir que pudesse ver de novo o amor da sua vida, e assim o fez durante 15 anos, até que o ‘momento sagrado’ chegou e ele pode ver a mulher que tanto carinho e admiração lhe inspiraram. Emocionada com a devoção do boticário, ela apaixonou-se por ele e juntos transformaram - se em bambus.

Quando uma lenda inspira um conto... e dialoga com o tema: A Carta; palavras e mensagens de amor são escritas ao som do vento e sutil mover das folhas. Há amores incandescentes que nascem de um encantado e único encontro e assim permanecem, esperando a sensação encantada de se unirem.

À sombra dos bambus, a saudade pincela um atemporal sumi - ê, carta em nanquim...