CONTO PARA BANDIDO SER PRESO (O PORTA JÓIAS)

CARLINHA, APESAR DE TUDO QUE HAVIA PASSADO EM TÃO JOVEM EXISTÊNCIA E TER ATÉ MESMO VENCIDO O DESEJO PROFUNDO DE SUICÍDIO, APERFEIÇOARA E ATÉ DESCOBRIRA HABILIDADE QUE NEM COGITARA PENSAR ANTES. UMA DESSAS PECULIARIDADES, A TORNAVAM SOB MUITOS ASPECTOS AOS OLHARES (MESMO DE SEUS ETERNOS ALGOZES) UM FENÔMENO, LAPIDADO E AO MESMO, SELVAGEM DA SOBREVIVÊNCIA. SUAS MÃOS QUANDO TINHA UMA OPORTUNIDADE, REALIZAVAM TRABALHOS ARTESANAIS COM OS MATERIAIS MAIS INUSITADOS, DESDE PALITOS DE FÓSFOROS, PALITOS DE DENTES, PEDAÇOS DE UNHAS, CAROÇOS DE FRUTAS, AZEITONAS E PAPEIS, ATÉ HIGIÊNICO. PARECIA SÓ NÃO GOSTAR MUITO DE PLÁSTICO. UM DIA. SEU SEGREDO DE SOBREVIVÊNCIA LHE PROPORCIONOU SEM QUERER, QUE CONSEGUISSE ADQUIRIR PAPÉIS MELHORES QUE OS QUE TINHA, ATÉ MESMO PAPÉIS IMPORTADOS. E ASSIM MONTAVA SEUS MÓBILES E CAIXINHAS DE TODA FORMA E ESTRANHEZA PARA MUITOS. TRÊS PORTA JÓIAS DE FORMAS DIFERENTES - UMA EM FORMATO TRIANGULAR, OUTRA EM FORMA DE ESTRELA DE CINCO PONTAS E UMA OUTRA DE SEIS PONTAS, RESPECTIVAMENTE NAS CORES: BEGE CLARINHO, VERMELHO INTENSO E VERDE CLARINHO. TINHA A MANIA DE NAO GOSTAR MUITO DE AZUL, PORÉM QUANDO VIA PAPEL PRETO, ARREGALAVA OS OLHOS, PEGAVA O PAPEL E GUARDAVA-O MUITO SEGURAMENTE, MAS NÃO USAVA, SÓ CORTAVA UMA TIRA DE UNS 10 CM E JOGAVA FORA, NINGUÉM SABIA MUITO BEM O MOTIVO DISSO.

BEM, OS DIAS E NOITES SINISTRAS DO LUGAR IAM PASSANDO A REVELIA DO QUE REALMENTE QUERIA, CARLINHA. E SUA COLEÇÃO DE ARTESANATO DE PAPEL SÓ IA AUMENTANDO. NOTAVASSE QUE ANTÔNIO, SEMPRE MEIO PRESENTE (UM DE SEUS ALGOZES) NO LUGAR, QUANDO OLHAVA A COLEÇÃO DE CAIXINHAS ARTESANAIS, FICAVA PARALIZADO OBSERVANDO ESTÁTICO E BESTIALIZADO COM OS BRAÇOS TOTALMENTE INERTES PARA BAIXO. MAS OLHAVA MAIS PARA AS TRÊS CAIXINHAS APENAS, BEGE, VERMELHA E VERDINHA. FAZIA ISSO COMO SE ESTIVESSE HIPNOTIZADO, OU MESMO MORTO. ALGUNS DIAS FICAVA ASSIM CATATÔNITO POR MINUTOS, OUTROS HORAS. CARLINHA TINHA CUIDADO COM ELE, MAS NÃO ERA EXATAMENTE MEDO. UM DIA, ANTÔNIO PEGUNTOU-LHE, SABE LÁ POR QUE - PORQUE ESSAS TRÊS CAIXINHAS NÃO SAEM DAQUI? CARLINHA NÃO DISSE NADA, APENAS APONTOU COM O DEDO PARA O RESTO DA COLELÇAO COM UMA CENTENA JÁ DE CAIXINHAS DIVERSAS E DE TAMANHOS DIFERENTES. ANTÔNIO QUE ESTAVA INQUIETO (SEMPRE COM OS BRAÇOS INERTES ARRIADOS) MUDANDO SEMPRE DE POSIÇAO, ESBOÇOU SEU SORRISO ESTRANHO E SAIU PARA QUEBRAR PEDRA NO QUARTO DE OBRA. DIAS DEPOIS NOS JORNAIS SAIRA NOTICIA DE TRÊS CRIMES BÁRBAROS INSINUANDO PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS OU MELIANTES DO BAIRRO ONDE ESTAVA CARLINHA. CARLINHA, HOUVERA MEXIDO E MUDADO DE POSICÃO AS TRES CAIXINHAS COMO NUNCA FIZERA ANTES, DEPOIS DA CURIOSIDADE DE ANTÔNIO. ENFIM, ANTÔNIO FOI DESCOBERTO COM ALGUNS COMPARSAS COMO UM PERIGOSO CRIMINOSO PSICÓTICO DE EXTREMÍSSIMA PERICULOSIDADE, NÃO SÓ EM SUA CIDADE, MAS NO PAÍS INTEIRO. DEPOIS DISSO, SEM MAIS A PRESENÇA EVENTUAL DE ANTÔNIO, CARLINHA PASSOU A MANUSEAR MELHOR OS PAPÉIS PRETOS, ATÉ MESMO ASSISTINDO O DESENHO ANIMADO COM O ALIGATOR NA TV. CARLINHA SABIA AGORA QUE ESTAVA LIVRE. JA ANTÕNIO NUNCA MAIS FORA VISTO EM NENHUMA PARTE DO BRASIL.

FIM

2012/2013