TEM VAGA

Numa noite de natal pai e filho conversam:

-Filho que alegria ter você aqui! Pensei que não viria.

-Foi muito difícil! Tive que rebolar para estar aqui, mas eu não poderia deixar o senhor passar o natal sozinho. Sempre passamos juntos.

-É! E esse ano somos só nos dois. Sua mãe nos deixou.

-Que saudade pai!

-O primeiro ano sem ela. Sua mãe era a grande estrela que brilhava nessa casa e em nossas vidas. Ah como está sendo difícil!

-Nossos natais sempre foram maravilhosos.

- Qual foi o seu melhor natal garoto?

-Hum! Gostei do garoto!

-Meu garoto hoje é um homem!

-O melhor natal foi aquele em que o senhor, digo, o tal do papai Noel colocou um carinho bem do lado da minha cama. Quando eu acordei achei o carrinho e fiquei muito feliz. Parecia que eu estava descobrindo um grande tesouro! Então andando pela casa fui encontrando vários carrinhos parecidos: Na sala, na copa, na cozinha e até no banheiro. Cada cômodo uma surpresa agradável.

-É garoto aquele era um papai Noel pobre. Comprava carrinhos baratinhos. Um papai Noel com pouco dinheiro.

- Ah eu lá sabia o que era dinheiro? Queria apenas brincar.

- E qual foi o seu melhor natal pai?

O meu natal marcante aconteceu quando você era ainda muito pequeno. Numa noite chuvosa de natal eu ouvi alguém bater à porta. Fui atender e olha só que interessante: era uma casal muito pobre. Duas vitimas desse nosso sistema tão injusto. Sujos, maltrapilhos e com uma profunda expressão de sofrimento nos olhares. A mulher estava grávida, pelo que eu percebi já em vias de dar a luz. Pediam abrigo e algum alimento. Eu era medico recém-formado. Estava passando por uma fase muito difícil começando minha carreira.

Fiquei olhando para eles durante alguns minutos depois disse: entrem “tem vaga”.

Até hoje eu não sei por que eu usei essa frase.

-Coisas do subconsciente pai. Falamos coisas sem saber o porquê.

Eu sei apenas que fiquei com muita pena deles e os convidei para entrar e participarem da nossa magra ceia. Não tínhamos muito, mas dividimos o pouco.

Cerca de uma hora depois a mulher começou a sentir as dores do parto. Eu não tinha carro na época, morávamos longe do hospital, nem telefone tínhamos e eu acabei fazendo o parto ali mesmo. Uma criança nascendo na nossa sala na noite de natal. Pode imaginar um presente maior?

- E depois o que aconteceu?

-Tínhamos pouco na época, mas mesmo assim ajudamos àquele casal. Eles moraram um tempo aqui e depois também com nossa ajuda, voltaram para sua terra. Nunca mais os vi.

- o senhor nunca me contou isso.

-verdade. Nem sei por que nunca mencionei essa historia para ninguém.

-Que linda historia.

-Foi muito mais que issofilho. Jamais me esquecerei daquela noite. Recordo-me dela todos os dias , e sempre sinto uma alegria indescritível toda vez que lembro. Uma sensação de paz e júbilo. Acho que a minha recompensa é essa.

- Pai o senhor tem certeza que a historia é essa mesmo? Foi exatamente assim que aconteceu?

-Esta me chamando de mentiroso menino?

-Não é isso. É que conheço uma historia parecida.

Tem certeza que naquela noite de natal tinha vaga?

-Sim filho. Pelo menos naquela noite tinha vaga.

-Feliz natal pai.

-Feliz natal filho.