Efeito tóxico

Em uma ensolarada manhã de maio, a grande São Paulo despertou de uma maneira diferente, fugindo do tráfego e do fluxo de pessoas nas ruas, e amanhecendo com uma nova esperança. Marília acordou ainda mais animada para o novo dia, que marcaria o início de uma nova fase em sua vida. Pela primeira vez, convenceu-se de que se quisesse se tornar independente de seus pais, precisaria arranjar um emprego. Ágil como uma águia, não tardou a voar atrás de um, sentia a partir de agora que estava mais próxima de sua autonomia. A jovem, de apenas vinte e um anos, logo concluiria a faculdade, e teve a sorte de conseguir um emprego que atendia a sua área de formação, em um escritório no centro da cidade.

Durante seu trajeto rumo ao primeiro emprego, muitas dúvidas se passaram pela cabeça pensante de Marília, a moça perguntava-se se seria bem recebida, quais seriam os novos desafios, e quantas experiências poderia adquirir. Assim que chegou ao escritório, a jovem foi recebida por uma simpática recepcionista que a conduziu até a sala de trabalho, que Marília dividiria com mais uma funcionária chamada Cláudia. Esta havia se atrasado para o trabalho justamente no dia em que Marília mais precisava de alguém que a introduzisse em suas funções, e assim que Cláudia chegou, Marília se empenhou para acompanhá-la. Percebendo a pressa e a impaciência no rosto de Cláudia, a jovem hesitou em pedir sua ajuda. Apesar de decepcionada, Marília ainda acreditava que a funcionária pudesse ser uma boa pessoa, e conforme os dias se passavam, a jovem trabalhadora percebeu que Cláudia era uma das secretárias mais antigas da empresa, que parecia muito competente, e na qual, todos depositavam sua confiança.

Certo dia em seu trabalho, Cláudia recebeu um telefonema. Marília conseguiu escutar a conversa e passou a duvidar da funcionária. Convivendo com maior proximidade por quase um ano, percebeu o quão falsa Cláudia poderia ser. A jovem perguntava-se então como ninguém havia percebido a fraqueza de Cláudia, ou então o seu veneno, que se camuflava muito bem. Sua opinião sobre Cláudia se confirmou quando no fim do ano, o chefe da empresa solicitou que todos os funcionários escrevessem um relatório sobre a produtividade anual. A jovem, empenhada e inspirada com tudo o que a empresa agregou e proporcionou a ela, escreveu o seu e enviou logo no primeiro dia, mas Marília não podia imaginar a armadilha que sua colega de trabalho tramou: Cláudia interceptou o relatório de Marília e escreveu um falso, assinando com o nome da jovem. Nesse relatório, Cláudia utilizou uma linguagem pejorativa e pouco adequada ao contexto da empresa. Assim que leu o suposto relatório de Marília, o chefe imediatamente a demitiu.

Marília não imaginava que a ousadia de Cláudia fosse perversa até atingir esse ponto, sempre sentiu que a funcionária exalava certa negatividade. A única coisa que consolava Marília era o fato de o fim do ano estar se aproximando, assim, Marília poderia buscar um novo emprego no ano seguinte, na próxima fase de sua vida. Restou a Marília, somente seguir em frente, e aprendendo com as pessoas tóxicas aquilo que elas têm de melhor para ensinar: não seguir o exemplo delas. A moça teve dificuldade em arranjar outro emprego, estava quase desistindo de sua busca para concluir a faculdade antes, e então ter um diploma para ser aceita. Tudo mudou em um fim de tarde de dezembro. Marília recebeu uma mensagem inesperada do chefe da empresa em que trabalhou, convidando-a a retomar as atividades, pois durante a limpeza geral de fim de ano, foi encontrado na gaveta de Cláudia, o verdadeiro relatório de Marília, o chefe releu algumas vezes e se emocionou com o que Marília havia escrito, e gostaria muito de elogiá-la e tê-la novamente na equipe. Cláudia que agiu com irresponsabilidade, foi após muitos anos de mentira e falsidade, afastada do trabalho por tempo indeterminado. Marília sentiu-se feliz por poder retornar, apesar da presença de Cláudia, a jovem gostava muito da função que desempenhava na empresa. Assim que voltou, foi recebida por todos com alegria e uma admiração estampada no olhar dos outros funcionários, pois se não fosse por ela, uma mentira venenosa ainda estaria rondando pela empresa e disfarçando diversos problemas de convivência, ao aproveitar-se de seu falso caráter e da verdadeira identidade que jamais deixou transparecer.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 05/01/2021
Código do texto: T7152539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.