GENTE GRANDE NÃO ENTENDE...

A mãe do garotinho cismou que ele é quem tinha perdido a chave da casa. Exigiu, então, que ele virasse pelo avesso os dois bolsos de sua calça curta e os da sua blusinha.

Quanta coisa saiu de dentro! Tudo, menos a chave.

A mãe do menino foi ficando furiosa com o que lhe parecia bugiganga com que ele enchia os bolsos... Como é difícil entender as crianças!

Um carretel vazio!... A mãe podia lá entender que parecia carretel, mas, era telefone eletrônico para usar na travessia dos desertos...

Um pedaço de cordão!... Como gente grande pode aceitar que se trata não só de cordão, mas, de corda mágica para estender de montanha à montanha ou por cima das águas quando fosse preciso atravessar os rios ?

Pedras de tamanhos e cores diferentes: aqui é que gente grande torce mesmo o nariz, sem poder de modo algum acreditar que são pedaços da lua, oferecidos por um astronauta...

Vendo sair sempre mais, de dentro dos bolsos, coisas absurdas

e inesperadas menos a chave da casa, quando a mãe do garoto viu aparecer um guizo não se conteve e disse:

- Afinal, uma coisa que eu entendo... Guizo! Você merecia andar de guizo no pescoço, nas mãos e nos pés, seu palhaço!...

O garotinho ficou triste, mas, não disse nada...

Daqueles bolsos ainda saíram: sementes, um prego, um pião, uma tira de pano e um retrato do Roberto Carlos...

A tira de pano estava na cara que era para a pipa... O pião devia ser o campeão de dança do mundo dos piões... A semente, com imaginação criadora, dá nascimento à tudo que se quiser... O prego! Ora, o prego...

Mas, que mania de querer explicação para tudo!

Por que não deixar o prego para alguma surpresa... Vai ver que antes da noite ele vai ser usado e aproveitado uma meia dúzia de vezes...

Seria o cúmulo perguntar a razão da presença do retrato do Roberto Carlos...

Que paciência as crianças precisam ter com gente grande!

(Don Elder Câmara)