OS CICLOS DA VIDA

Aquela manhã Laura começou a preparar o pagamento do pessoal da empresa. Fazia aquilo por tantos anos que ficou a pensar o quanto sentiria falta! O Presidente havia sentado  em sua sala após o almoço,  e lhe disse que tinha uma missão difícil a cumprir,  teria que dispensá-la e que a Empresa fecharia no próximo mês. Naquele momento Laura fez-se de forte e enfrentou a noticia de uma forma muito profissional. Mas mal ele saiu da sala, ela se desmanchou em lágrimas! Há tanto tempo era a Secretária daquela empresa! Chegava de manhã e já ia para a cozinha fazer café. Era como se fosse a extensão de sua casa.

O dia que mais gostava era a Terça-feira, quando as esposas vinham buscar os cheques dos maridos. Traziam as crianças e Laura adorava vê-los crescendo! Era uma parte da sua vida que ficava para trás, alem do que, precisaria logo arrumar outro emprego para poder pagar suas contas. Mas o mais difícil para ela estava sendo aquele momento de transição.

No final do dia, arrumando suas ultimas coisas, veio em sua lembranca a Vó Catarina. Uma mulher sábia, com quem havia aprendido muitas coisas. Quando pequena, Laura sentava-se ao seu lado, enquanto ela lia historias de pessoas fortes que venceram na vida. . E toda vez que os personagens enfrentavam situações difíceis , ela olhava de lado e dizia em voz alta: “lembre-se : passos largos, filha, passos largos!" Para Vovó Catarina esses passos significavam que, em certos momentos da vida, era preciso andar firme, sem olhar para trás, enfrentar o problema com firmeza; que todas as vezes que pisássemos com coragem  no desconhecido, perderíamos o medo e teríamos mais confiança em nós mesmos. 

No final do dia, Laura carregou suas caixas para o carro. Deu uma ultima olhada a sua sala, totalmente vazia, sem vida, onde ali tinha passado 10 anos de sua vida. E ouviu sabiamente a voz de sua avó, lá de cima, sussurrar em seus ouvidos: “São ciclos minha filha, ciclos, Deus esta preparando a sua próxima jornada!”

Engoliu o choro, se fez de forte, e em passos largos, saiu  sem olhar para trás.


Tema: A passos largos

 
Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 16/02/2021
Reeditado em 14/07/2021
Código do texto: T7185754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.