A Primeira Vez Nunca se Esquece

Yasmin, naquele sábado amanheceu nervosa, ansiosa e ao mesmo tempo eufórica para saber a sensação de viajar de avião, de sair literalmente do chão, coisa que pra ela era uma coisa fora do contexto, dadas as condições da família. Assim, no curso do dia, ela nervosa, acabou por deixar queimar o feijão e quebrando a tigela antes referendada pela sua mão quanto ao cuidado com a louça, alertando inclusive para o futuro:

- Menina, tenha mais cuidado. Quero ver se na casa da tua tia tu vais sair quebrando tudo.

E ela humilde respondeu:

- Égua mãe, eu tô nervosa. Desculpe.

E seus tios, que estavam na mesa participando do almoço e que iam levar a menina ao aeroporto, começaram a instiga-la ainda mais, quando perceberam o nervosismo da moça. Tanto que um falou:

- Ê menina, toma termo, pois se continuares assim, tua tia te manda de volta o outro dia. O outro tio, sua irmã, sua mãe e o seu pai começaram a rir, fazendo a menina ficar ainda mais agoniada. Tanto que ela falou:

- Vocês estão me tirando do sério. Por favor parem.

Sob pressão, na casa de dois andares, ela acabou subindo enfezada e sem almoçar. Enquanto todos continuavam a mexer com os nervos da pequena.

Lá pelas três e meia da tarde ela desceu pronta e com as suas bagagens, afinal o avião partia as 17:00hs.

Apesar da atitude correta, pois deve-se estar no aeroporto com uma hora de antecedência, os tios opinaram por continuar a pegar no pé da menina, que irritada ordenou:

- Vamos logo embora e deixem de graça, senão eu não vou mais.

E o pai, que estava escorado na parede da sala falou:

- Essa aí parece bicho do mato, taí toda assustada só porquê vai viajar de avião. Uma coisa tão simples.

Na mesma hora ela respondeu:

- Ah o senhor fala assim porque já viajou. Aposto que na sua primeira vez ficou com medo também.

Sua mãe entrou pra encerrar a conversa:

- Ora menina deixe de besteira. Não vê que eles estão brincando com você. E vocês parem de encrencar com ela e vão leva-la logo a esse aeroporto.

Despedidas e despedidas, e ela finalmente seguiu ao aeroporto com um tio e a sua irmã.

No aeroporto, entrou na praxe da fila despachando a bagagem como tinha que ser, em seguida ficou tentando se distrair até a hora do embarque.

De modo que ela se despediu da irmã e do tio, que não perdeu tempo para encarnar:

- Não vai tropeçar na entrada do avião. E rindo da moça completou a sua despedida.

A Menina seguiu na fila para passar a bagagem de mão e passar pelo detector de metais. Lá chegando, deixou a sua bagagem de mãos na esteira toda cheia de pose ia passar no detector de metais, quando o rapaz da prestadora de segurança no aeroporto disse:

- Moça, por favor verifique se você não tem nada de metal, celular, computador, relógio, brincos ou outra coisa de metal? ... Caso tenha-os coloque-os na vasilha.

Ela observou e achou que nada tinha e resolveu passar. Porém a maquina tornou a sinalizar e o rapaz, pacientemente falou:

- Moça, por favor verifique se tem algo de metal e tire-o, senão a senhora não vai passar.

Ela nervosa e chateada foi logo dizendo:

- Olhe aqui moço já verifiquei em todo o meu corpo e não vi nada.

Nesse instante, outra inspetora chegou e disse:

- Moça pode ser o seu sapato ou o seu cinto, verifique por favor.

Ela nervosa e ansiosa, tirou os sapatos e o cinto e tornou a passar no detectou, que sem perdão acusou algo de metal. Aí ela perdeu a paciência e disse:

- Olha moço, vocês só podem estar de brincadeira comigo. Vocês querem que eu tire as roupas agora.

Pacientemente, o rapaz chegou e falou em seu ouvido:

- Moça, não é nada disso. Por favor, você tirou os sapatos e o cinto, agora ponha na esteira ao lado e passe. Foi aí, que ela se atentou pro erro de tirar dos pés o sapato e da cintura o cinto e tê-los levados nas mãos.

Nesse momento, pelo vidro o seu tio e sua irmã, com mais os outros passageiros e a equipe do aeroporto estavam todos rindo e ela coitada, de posuda a humildemente humilhada pediu desculpas dizendo:

- Poxa gente, me desculpem. É que é a minha primeira vez e eu tô muito nervosa. E todos compreendendo a situação, mesmo rindo se compadeceram da moça e a levaram até a aeronave, que devido a confusão nessa entrada já estava de partida.