Barreira Policial

_Pai?

_Oi filho.

_Por que este pessoal está piscando o farol, quando passa por nós?

_É que provavelmente tem uma barreira policial aí na frente ou um acidente.

_Mas por que eles avisam?

_No caso de ser acidente, a gente diminui a velocidade para não causar outro.

_Entendi.

Neste momento o menino debruçou os olhos sobre o vidro da janela e observou alguém fazer um sinal para seu pai.

_Pai?

_Pode falar filhão!

_Que sinal foi aquele?

_Bom, filho. Aquele é o sinal de “sujeira”.

_O que ele quer dizer?

_Quer dizer que o que tem aí na frente é uma barreira policial e não um acidente.

_Mas se é polícia, qual o problema? Por que “sujeira”?

O pai, se virou para o filho e sorriu ironicamente.

_Filho. O problema está nos motoristas.

_Como assim?

_Para poder dirigir, a gente precisa de uma autorização. Tem que pagar para o governo alguns impostos, daí eles deixam a gente dirigir. Sem contar que temos que usar o cinto, você está com o seu aí atrás?

_Estou sim pai. Mas quer dizer que se a gente paga, tá tudo certo?

_Isso. Tudo certo filhão! E como alguns não pagam, eles trocam estes sinais para avisar.

Momentos depois, o guarda sinalizou e eles estacionaram no acostamento.

_Tudo certo aí?

_Tudo certo, seu guarda. – disse o pai.

_Documento do veículo e habilitação, por favor.

Ele procurou em seu porta-luvas e não estava encontrando os documentos.

_Acho que perdi meus documentos, senhor.

_Só um instante, não saia daqui. Vou consultar os registros.

Instantes depois o guarda voltou.

_Saia do veículo senhor.

_O que aconteceu?

_Saia do veículo, por favor.

O guarda empunhou o seu revólver em direção ao veículo e falou mais uma vez:

_Saia do carro.

_Dá o dinheiro para ele papai! – gritou o garoto.

Júnio Dâmaso
Enviado por Júnio Dâmaso em 27/03/2021
Código do texto: T7217546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.