DA IMPORTÂNCIA DA JOANINHA (BVIW)
 
Dia desses na falta do que fazer, desci até ao porão de minha casa e me deparei com um velho baú  onde costumava guardar as minhas tralhas de infância e lá encontrei um copo e dentro dele, já morto, um inseto, que na época me encantou pela sua coloração vermelha  com pequenas bolinhas pretas e que me serviu de companheiro de brinquedo por algum tempo e que hoje sei se tratar de uma “joaninha”, como sei também do seu papel no equilíbrio dos ecossistemas, ajudando no controle de outros insetos, como os pulgões que se alimentam de plantas.
Hoje, já bem crescida  e conhecedora da importância desse besourinho na agricultura, venho prestar as minhas homenagens, falando mais um pouco da joaninha, cuja espécie em sua maior parte  é predadora  e se alimenta além dos pulgões   também come outros insetos com corpos moles, como ácaros, moscas brancas e cochonilhas. Todos esses insetos são considerados pragas nas plantações por se alimentarem das plantas. Por isso, a joaninha é também conhecida como a melhor amiga dos fazendeiros e agricultores.
A título de curiosidade, a joaninha apresenta antenas, olhos e asas bastante finas e leves que podem bater até 85 vezes por segundo. Ela nasce preta, mas sua coloração adulta e suas bolinhas  podem variar. Apesar do inseto vermelho ser o mais conhecido, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas diferentes, com características e cores distintas, tais como amarelo, laranja, marrom, rosa e até preto.
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 04/05/2021
Código do texto: T7247994
Classificação de conteúdo: seguro