O CONVITE

Esta é uma obra de ficção e os aspectos apresentados são mera coincidência.

O CONVITE

Quevara andava passando trabalho com a gringa, que estava louca por mais uma sessão terapêutica, de manutenção, coisa e tal dizia ela, ora...quando João chegou trazendo um amigo pelo pescoço.

- Quevara, estou te trazendo este vivente a prepo para consultar contigo. Não agüento mais ele. Só para te dar uma idéia não usa mais cueca de florzinha : é só de estrelinhas vermelhas, só toma cachaça no mercado, só usa a mão esquerda para segurar tudo, retirou a seta direita do carro e a luz do freio, por ser branca e diz que só abastece nos TEXACO por causa da estrelinha. Depois que assisti tua palestra, acho que podes enquadrá-lo num daqueles teus casos. Ele não queria, mas depois concordou em vir. Ficou entusiasmado em vir. Estranhei, mas ...

- Mas, João, tu não fazias isso também? Conta a tua experiência , que achas?

- Sim, mas esse tempo passou. Agora é paz e amor, não enche.

- Entiendo.

- Ah, sim, agora entendes?

- Si, si, si.

- Sabes, a regressão que fiz me trouxe o juízo de volta e...não tem más nem más. Fica com o entulho que é teu. Tchau.

- Não, não, não...Está bem. Deixa ele aí.

E o tipo ficou sentado na sala de espera.

- Gringa, venha cá, chamou Quevara.

- O que queres de mim, meu Queevaara?

- Observa esse tipo que o João trouxe durante 3 minutos, me anota os traços característicos e depois manda ele para a sala de consulta.

- Sim, meu Queevaara.

Enquanto a gringa observava, Quevara espalhava pela sala de consulta algumas revistas para testar o paciente e se preparava para mirá-lo através do buraco na parede.

Passados os minutos determinados, lá se foi o paciente para a sala do Quevara.

A sala possuía apenas uma cadeira e um móvel antigo, nada mais do que um sofá cama adequado para as atividades. Desconfiado o rapaz notou a quantidade de revistas espalhadas e um silêncio brutal. Da cadeira observava as revistas com um ar de espanto.

De repente pulou no meio delas e apanhou um exemplar surrado do GRANMA, devia ter uns 15 a 20 anos de publicação, e começou a babar. Seus olhos brilhavam, exultava, suas mãos tremiam, e suava, suava...até que começou a pular , dar socos no ar e gritar: Fidel, Fidel, Fidel..

Nesta hora, Quevara não agüentou e entrou na sala.

- Enlouqueceste? Gringa, não precisa trazer nada anotado, gritou Quevara.

- Por quê não, Quevara?

- Já basta. O que vi agora já dá a dimensão da loucura desse aí. Já vou atender esse.

- Tá bem , Quevara. Mas não me esquece , hein?

- Me espere.

Quevara sai do seu local de observação com um bloco cheio de anotações.

- Senta aqui e vai me contando tudo.

- Tudo o quê?

- O quê viste na sala, nesta aqui, o que havia nas revistas, o que sentiste, etc, e tal...

- Seu Quevara, foi com muito orgulho que toquei num exemplar do GRANMA.

- Mas esse jornal tem 15 anos!

- Não parece, ele é tão atual, sabe, ainda tem uma foto do grande Marx, do Stalin, que coisa. Olha que foto magnífica de uns traidores do povo indo para o paredón. Puxa, parece que foi ontem.

- Traidores do povo? Ontem?

- Traidores do socialismo. É claro que foram instruídos e manipulados pelos Estados Unidos, isto não tenho dúvida. Aliás, não há dúvidas num socialista democrático convicto como eu nem nos meus amigos. Conheço todos os meandros da doutrina.

- Como?

- Sim, integro a TRAMPA- Turma Responsável pelos Assuntos Multimídia dos Pacatos Anarquistas, grupo socialista democrático responsável pela unidade doutrinária perene e coerente com o socialismo desde os primórdios de Stalin, Lênin, Mao, o velho Henver e outros grandes beneméritos da causa e todo assunto ligado à multilateralidade escrita, falada e televisada. Além de dar a versão socialista para todos os fatos históricos burgueses. A TRIPA também faz parte do GOSMA. Assim como a LATA e a TOSA.

- TRIPA? LATA e TOSA?

- Sim, a Turma Reformadora dos Irriquietos e Pacatos Anarquistas, os grupos Luta, Ação, Tática Anarquistas, o LATA e a Turma O Socialismo Ansioso-a TOSA. Mas qual é, Quevara?

- Si, si, si.

- Nós temos a responsabilidade histórica de restaurar tudo o que perdemos com a queda do muro destruído pelos alemães entreguistas. Todos mancomunados com os sionistas foram os responsáveis pela infelicidade do povo democrático alemão oriental. Agora os cães ianques comedores de minhocas invadem o país amigo de Saddam em busca do petróleo. Mas serão esmagados pelos amigos do Bin.

- Ah, si,si,si.

- Como dizia, a TRAMPA tem finalidade muito importante neste contexto multilateral anti-globalização e contra o capitalismo agonizante, sabe! Queremos combater esse país opressor chamado Estados Unidos, culpados pela queda do socialismo.

- Mas que quierem ustedes?

- Ora, impor a moral socialista na sua plenitude.

- Que moral socialista é essa?

- Sim, a eterna defesa do povo, do seu salário, das horas de trabalho, da transversalidade, dos direitos dos homossexuais e dos animais, das minorias em exclusão menosprezadas e desprotegidas e também discriminadas.

- E a TRIPA, onde entra nisso?

- Bom, é fazendo o trabalho de arregimentação das massas, organizando eventos socialistas, como o recente encontro dos Ervateiros Revolucionários da Várzea, Beira e Orla do Guaíba e Adjacências-ERVABOA, do qual sou o orientador ideológico e tesoureiro.

- Quer dizer dos ....

- Ah, Quevara, isso é um detalhe. O importante é que todos estão imbuídos da necessidade da total mundificação do pensamento como meta precípua do estágio atual para a sociedade igualitária. O lema deles é “ O que é de vocês é para todos”. Acho que o PC Stanley já tratou da irreversibilidade da transversalidade congênita e que a ala feminina da TRIPA é a encarregada, não é? Bom, então , que achas, Quevara, de unir-se a nós? Combatentes vitoriosos das causas futuras socialistas seremos , com certeza. Quando te deres conta, da necessidade de nos diluirmos no partido, para fazer dele a essência vivificadora dos nossos anseios e moldar a nossa personalidade nele para nos tornarmos efetivamente uma máquina socialista para ser utilizada na destruição desse capitalismo cambaleante, serás mais feliz. Aproveitei esta vinda para fazer o convite.

- Si, si, si, continue.

- Mas e a resposta?

- Que resposta?

- A de unir-se a nós?

- Unir-se a quien?

- Quevara, eu vim aqui como integrante do Conselho Superior da REDE e da GOSMA e nomeado Comissário para Assuntos Lacaios e Institucionais Socialistas para fazer o convite. Afinal, como nascido naquela ilha milagrosa, terra de..

- Si, si, si, milagrosa por seu povo estar resistindo até hoje.

- Oh, Quevara, sempre achei os cubanos maravilhosos. Adoro-os quando vou na coleta de cana. Aqueles braços musculosos, negros, fortes como o socialismo. Não queres assinar tua ficha no partido e automaticamente ganhares uma passagem para a próxima colheita de cana? Que achas?

- Por mil merdácias, por essa yo no esperaba. Gringa, telefone para o João e diz para ele dar um jeito de trazer o Turíbio para cá e não esquecer de trazer o rabo de tatu. Vai embora e volta na semana que vem com o João. Sai, sai, sai.