FAMILIA TABAJARAS

NO SUBURBIO DO MEIER, ESSE TRADICIONAL BAIRRO DO RIO DE JANEIRO, ONDE HÁ INCLUSIVE O PRIMEIRO SHOPING DA AMÉRICA LATINA, EXISTEM MORADORES(AS) BEM ANTIGOS DA REGIÃO E OUTROS QUE SE TORNARAM FAMOSOS E MUDARAM DO BAIRRO, COMO ELZA SOARES, THAÍS ARAÚJO, ADRIANA ESTEVES, REGINHINHA POLTERGEIST, FÁTIMA BERNARDES, ASSIM COMO MILLOR FERNANDEZ E OUTROS QUE NÃO LEMBRO AGORA. PORÉM NESTE TEXTO FALAREI DE MORADORES ANTIGOS, MORADORES COMUNS OU QUASE ISSO, E EM ESPECÍFICO DA FAMÍLIA TABAJARAS. OS TABAJARAS SÃO HOJE EM 2021 UMA FAMÍLIA (NUCLEO) CONSTITUÍDA POR UM VELHO DE UNS SETENTA E POUCOS ANOS E SUA ESPOSA, TAMBÉM NESTA FAIXA ETÁRIA E MAIS DUAS FILHAS,, SENDO UMA POR VOLTA DOS TRINTA E POUCOS ANOS E OUTRA NOS SEUS VINTE E POUCOS. SÃO UMA FAMÍLIA BRANCA (OU QUASE), SEJA APRENTEMENTE DE PELE BRANCA QUE SEGUNDO PENSAVA, NASCERAM, CRESCERAM E ENVELHECIAM NO MESMO ENDEREÇO, UMA RUA PARALELA A FAMIGERADA DIAS DA CRUZ. DEVERIAM TER MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR. TODAVIA, LOGO QUE CHEGUEI PARA MORAR COMO VIZINHO DESTA FAMÍLIA, LOGO NA RECEPÇÃO, ESTRANHEI TANTO A APARÊNCIA COMO O JEITO DAQUELE VELHO, AINDA MAIS O QUE ME DISSE MEIO PANDEGAMENTE, LOGO NO PRIMEIRO CONTATO, POR VOLTA DAS 19 HORAS.

EM POUCO TEMPO E ATÉ POR TER MORADO TAMBEM NA REGIÃO DO GRANDE MEIER POR TODA A VIDA, DESDE 65 QUANDO NASCI. ENTRE TODOS OS SANTOS E ENGENHO NOVO, COMECEI A PERCEBER A MEDIOCRIDADE OU ABAIXO DISSO DO DIA A DIA DO MEIER, DIGO, O CENTRO DO MEIER MESMO NO LUGAR EM QUE ESTAVA AGORA MORANDO. E A COISA VEIO EM UM C RESCENDO QUE CHEGUEI A CONSTATAR QUE O BAIRRO NA REALIDADE EM MUITO SE TORNARA UM BAIRRO DE PARASITAS E UMA ESPÉCIE DE PARAÍSO DA BANDIDAGEM DE FORMA SÓRDIDA E DISSIMULADA (QUEM NÁO LEMBRA DAS ARMAS QUE FORMA ENCONTRADAS NO CASO MARIELE, NO PRÓRPIO MEIER) ENFIM, OS RELACIONAMENTOS DO LUGAR, ERAM DE UMA BANALIDADE VENAL EUSO E ABUSO DE TODO TIPO DE DROGAS, DESDE AS ILÍCITAS AOS FARMACOS, ERAM AT-E MAIS COMUM QUE O FEIJÃO COM ARROZ, E A POLICIA CONIVENTE COM ISSO, COM A TAL DA PACIFICAÇÃO, QUE SE PACIFICOU, PACIFIOU PARA O USO E ABUSO DOS VICIADOS E AFINS E MUITO MAIS, ONDE AS MULHERES DA REGIÃO ERAM QUASE SEMPRE AS MAIS VITIMADAS PRO ALGUMA SITUAÇÃO ABSURDA, HEDIONDA E SEMPRE BANAL. EM RESUMO, O MEIER EM 2021 E UM BAIRRO PARA PESSOAS ESCLARECIDAS, ATÉ DEPRIMENTE.

UMA NOITE, TIVE UM SONHO ESTRANHO E EQUE DEVIDO AO QUE JA VIA OCORRER E EVENTUALMENTE OUVIA EM TOM DE CHACOTA E TROÇA ABSURDA E HEDIONDA NO DIA A DIA, NÃO ME FIZERAM DUVIDAR MUITO QUE AQUELE SONHO FOSSE PREMONITÓRIO OU REVELADOR DE TUDO QUE O VELHO TABAJARAS, ME ESCONDERA LOGO NA NOITE QUE CHEGUEI. ERA ASSIM: MAL O SOL NASCIA COMEÇAVA O INFERNO A CÉU ABERTO, NAQUELA RUA DE APROXIMADAMENTE 500 METROS DE EXTENSÃO. PESSOAS DISCUTINDO BANALIDADES, COISAS IRRISÓRIAS, TIRANDO A ROUPA E FAZENDO SEXO, PIOR QUE UM BICHO DOENTE, COMO SE ESTIVESSEM SE DIVERTINDO COM AQUILO. ISSO ERA POR TODA EXTENSAÕ DA RUA. TAPAS NA CARA,GRITOS, PANCADARIA E SEXO ABAIXO DO GRATUITO E PROMÍSCUO, BESTIAL ATÉ. AS PESSOAS CHEGAVAM A SANGRAR INCLUSIVE E RIAM COMO SE ESTIVESSEM EM UMA BRINCADEIRA E ISSO NESSA RUA ERAM TODOS OS DIAS, DE DOMINGO A DOMINGO, ONDE OS PIORES TIPOS SÓ APARECIAM NO FINAL E APROVEITAVAM OS QUE JA ESTAVAM MAIS FODIDOS. . AÍ SIM, OUVIASSE A SIRENE DA POLÍCIA E TODOS CORRIAM GRITANDO, RINDO E ENTRAVAM EM SUAS CASAS, MAS LOGO O SOL NASCIA DE NOVO E COMEÇAVA TUDO NOVAMENTE. E ASSIM SE FAZIA O COTIDIANO NAQUELA RUA PRÓXIMA AO CENTRO DO MEIER.

QUANDO ACORDEI, PENSEI: DEUS, SERÁ QUE ISSO ERA REAL AQUI... PENSIE EM VOZ ALTA E OUVI UM GRITO DE MULHER AGUDO: ERA SIM. E PAROU NO EXATO DIA EM QUE VOCE CHEGOU AQUI. O GRITO DESAPARECERA TÃO FANTASMAGÓRICAMENTE COMO SE DERA. A PARTIR DE ENTÃO, TDDOS OS DIAS OS VIZINHOS PRÓXIMOS, INCLUSIVE OS TABAJARAS, VIVIAM JOGANDO TROÇAS AS MAIS ABSURDAS E HEDIONDAS, PARA CIMA DE MIM. FOI ENTÃO QUE DESCOBRI OU MELHOR INTUÍ, PORQUE AQUELA POLÍCIA DO LUGAR ERA TÃO DESPREZÍVEL, POIS TUDO QUE OCORRIA NO LUGAR ATÉ ENTRE (E PRINCIPALMENTE) QUATRO PAREDES ERA HEDIONDO E EM UM FATO QUE SE CONCRETIZADO DESMASCAREI A FAMÍLIA TABAJARAS.COMO UMA RELES FAMILIA DE BANDIDOSE RESPONSÁVEL PELA NÃO ATUAÇÃO DA POLÍCIA NO LUGAR, AO MENOS NAQUELA RUA, POIS ERAM AMIGOS DA BANDA PODRE DO TERCEIRO BATALHAO DE POLICIA DO MEIER, RESTAVA A MIM ENTÃO, QUE COM O DISSE JÁ NAO AGUENTAVA AS PANDEGAS GERAIS E ABSURDAS, INFUDADAS ATÉ E PRINCIPALMENTE DE ASSUNTOS ÍNTIMOS DA PRIVACIDADE, PROVAR O QUE TENTATARA A FILHA MAIS VELHA DOS TABAJARAS, REALIZAR EM UM SÁBADO, DIA DOS NAMORADOS, NA CARA GRANDE. ARROMBAR UMA PORTA, POR MOTIVOS BANAIS. POIS NESSA RUA E PARTE DO BAIRRO SÓ SE VIVIA DE APARÊNCIAS PARA ESCONDER TUDO QUE REALMENTE ERAM E ESTAVAM ENVOLVIDOS GRANDE PARTE DAS PESSOAS DO BAIRRO. QUALQUER PESSOA HONESTA, QUE NÃO VIVESSE TÃO SOMEMNTE DE APARÊNCIAS, ERA UM INCOMODO NO BAIRRO. E DE ALGUMA FORMA AO CONTRA SENSO DO NORMAL QUE SE ESPERA DO CIDADÃO ESCLARECIDO, ERA ENTÃO MOTIVO DE RISO E PIADAS, E ATÉ PODERIA SE TORNAR EM CASO DE POLÍCIA, QUANDO NA REALIDADE QUE ERA CASO DE POLÍCIA ERAM AS FAMÍLIAS COMO A DO TABAJARAS E DESDE MUITO JÁ. E TANTOS ATÉ ENVOLVIDOS DE FORMA DISSINULADA COM O TRÁFICO. PROTEJIDOS PELA BANDA PODRE DA POLÍCIA DO TERCEIRO B.P.M.. QIANDO ISSO COMEÇARA, NÃO POSSO AFIRMAR, MAS DEVE TER SIDO EM UMA TRANSIÇÃO DE GOVERNO, JÁ A UMAS DUAS A TRES DÉCADAS ATRÁS OU MAIS. E A RESPONSABILIDADE MAIOR DO QUE ACONTECIA NAQUELA RUA, ERA MUITO PARTICULARMENTE CULPA DOS TABAJARAS, QUE SE OPORTUNIZARAM DA FRAGILIDADE E QUASE INSIPIÊNCIA DO PODER PÚBLICO, PARA INAUGURAR O INFERNO DAQUELA RUA DE CERCA DE 500 METROS DE EXTENSÃO.

PERCEBI ENTÃO QUE PARA OS VICIADOS NAQUELE TIPO DE "FESTA DA MORTE", POIS NA REALIDADE ERA ISSO QUE OCORRIA NAQUELA RUA - A CESSAÇÃO DA SITUAÇÃO OU CAUSARA IMPACTO E O SILENCIO SÓRDIDO COMEÇARA A REINAR. PORÉM NO SABÁDO DE JUNHO EM QUE COMO DISSE, A FILHA DOS TABAJARAS TENTARA ARROMBAR MINHA PORTA. EU QUE NÃO VIRA, TINHA SAÍDO PARA COMPRAR UM BOTÃO DE ROSA PARA MINHA MÃE, MAS QUANDO CHEGUEI A FECHADURA NAO GIRAVA E PARECIA QUE ESTAVA VISIVELMENTE MECHIDA... PARECIA TER SIDO FORÇADA. QUANDO CHEGUEI SO VI A TAL FILHA EM ATITUDE SUSPEITA NA PARTE DO SEU QUINTAL. FIQUEI NERVOSO E FALEI ALTO ALGUMAS COISAS INSANAS, LOGO REBATIDAS, MAS MAIS UMA VEZ, EM TOM DE TROÇA PELOS TABAJARAS, COMO SE AQUILO FOSSE PARTE DE UMA BRINCADEIRA. CALEI-ME E FUI PROCURAR O CHAVEIRO. ELE CONSTATOU E DISSE QUE PARECIA MESMO QUEA PORTA HAVIA SIDO FORÇADA, A FECHADURA, DIGO. COMO A SITUAÇÃO NA VIZINHANÇA PARECIA SER SEMPRE HEDIONDA, COMO JÁ INSINUEI E EU QUE NÃO TINHA PRATICAMENTE NENHUM CONVÍVIO MAIS VERDADEIRO.OU DE FORMA NORMAL. GASTEI DUZENTOS REAIS NO CONSERTO DA FECHADURA. COM O PASSAR DO TEMPO A FICHA FOI CAINDO AOS POUCOS E SE TINHA O BENEFÍCIO DA DUVIDA ERA O DE LEVAR AS COISAS ADIANTE E DENUNCIAR AO MENOS OS TABAJARAS. E MAIS INTUI, PENSANDO, QUE UM DOS GLOBAIS QUE MORARAM NO MEIER TINHAM MANDADO FAZER TAL COISA, POIS NAO ASSISTIA E NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO DA GLOBO, ATE COMBATIA AQUELA PROGRAMAÇÃO. A DÚVIDA ENTÃO ERA MINHA, DEVERIA LEVAR O CASO A PONTO DE LEVANTAR SUSPEITA PRESUMÍVEL NA DELEGACIA, OU CONTINUAR AGUENTANDO O DIA A DIA, SABENDO QUE NA VERDADE O BAIRRO DO MEIER EM MUITOS ASPECTOS JA ERA FORMADO POR ESCÓRIA E OPORTUNISTAS DA SITUAÇÃO OU SITUAÇÕES, E DIZER QUEM REALMENTE ERAM OS TABAJARAS. QUANDO A GLOBO, MESMO EM DECADENCIA TINHA ENORME INFLUENCIA NAQUELE LUGAR (NA ERA DA INFORMATICA, GOOGLE ETC..) EM 2021. MAS NO MÍNIMO PARA MIM, OS TABAJARAS ESTAVAM DESMASCARADOS. ASSIM COMO A GLOBO, VIDE FATO HISTORICO DE SUA EXISTENCIA (QUANDO HOUVE UMA CPI CONTRA ELA) ONDE JA SE AFIRMAVA A GLOBO SER APENAS UM CASO DE POLÍCIA. DEPRIMENTE TUDO ISSO, PARA UM BAIRRO OUTRORA REFERENCIA NA CIDADE DO RIO DE JAEIRO. HOJE UM BAIRRO SÓ DE APARENCIAS.

B.FROZEN

13-06-2021