Visitando os ladrilhos da Salvador antiga

Quando parte da cidade baixa submergiu, os casebres da Soledade despencaram em meio às sirenes dos botes que buscavam desabrigados. Ali havia antes a cidade Antiga, a Salvador dos tempos de Jorge Amado. O nome dos bares chamavam-se bodegas, neles se tomava um trago de alcatrão com limão e mel para rebater nas viroses. As cocadas eram vendidas nos tabuleiros da praça, onde o menino matreiro pedia à baiana um bocadinho para levar.

Lopes da Veiga, o Portuga, se estabeleceu nesta capital por volta de 1930. Seu trabalho era fazer o beneficiamento no curtume, para fabricar as bolsas que serviriam como símbolo de status para as senhoras e senhoritas dos Liceus e dos bailes de debutantes. Seu amigo árabe Mustafa, também veio numa embarcação semelhante, da terra libanesa. Dedicado ao comércio logo abriu uma mercearia, onde dividia com sua esposa, as tarefas de atender os clientes nos pedidos para levar e servir o chouriço (um tipo de salsicha artesanal) e a pititinga frita com farofa de dendê.

A morena Jessie passava no Porto da Barra, de sandálias de couro curtido. Era nativa de Cachoeira, terra do Recôncavo, cidade protagonista da Indepência do Brasil e do 2 de Julho na Bahia, seus cabelos cacheados da babosa, sua tez da cor do sapoti maduro. Seus olhos brilhantes mel, adornavam os fins da tarde, da esperança que somente as bonitas mulheres levam a paisagem. Jessie andava de namoro com o capoeirista Cido, negro do tronco avantajado, cortador de coco, sua calça de algodão cru, muito alva, dava passos firmes, pés fincados ao chão bem decididos. A coragem do negro representada na sua lida de sol a sol, aparando as capinas da cidade, cortando a facão as árvores espinhosas cactáceas.

Esse era um simples retrato de personagens tão vivos, quanto encantadores, de uma Bahia antiga, de cem anos atrás, onde o chão batido dos terreiros deu lugar ao bondinho e ao Plano inclinado (teleférico). Às vezes quando Saulo anda no Pelourinho e visita as igrejas da Ordem de São Francisco, na data atual, ele se identifica com a arquitetura peculiar e regressa à aquele tempo mais antigo.

Vinicius Santana
Enviado por Vinicius Santana em 19/08/2021
Reeditado em 19/08/2021
Código do texto: T7324412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.