Arca 1 Ano 2150

Arca 1, Ano 2150

Havia um planeta chamado Terra, intocável, lindo, com árvores frutíferas para todo lado, flores exóticas e multicores das mais variadas cresciam no meio de campos enormes, rios com águas límpidas corriam por entre vales verdejantes, montanhas que quase tocavam o céu, mares e oceanos tão profundos e extensos que se perdiam de vista. Também havia áreas tão brancas com superfícies geladas onde não dava para se distinguir o horizonte.

Esse planeta era aquecido por uma estrela chamada Sol, o sol criava o ambiente propício para todo tipo de desenvolvimento, desde plantas até animais. Nos mares e oceanos havia uma enorme quantidade de espécies de peixes e outros animais. Nas florestas, nas selvas, nos campos, também havia animais, desde animais pequenos que não se conseguia ver a olho nu, até animais grandes e fortes que se alimentavam, dormiam ao sol, ou em cavernas. Havia praias e dunas de areia que se estendiam por quilômetros, limpas e fofas onde se podia pisar de pés descalços. Pássaros, havia tantos e de tantas espécies diferentes que era quase impossível enumerar, voavam livres pelo céu e pelos campos, dormiam em ninhos feitos nas árvores e se alimentavam de plantas e pequenos animais. O ar era puro, a terra era fértil.

Depois de milhões de anos de evolução surgiu uma criatura diferente originada de ancestrais simiescos, foram chamados de “homo sapiens”, um animal com capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência. Esse animal-homem, a princípio fazia tudo o que os outros faziam, com algumas diferenças. Se alimentava das plantas que havia na natureza, dormia em cavernas e usava folhas para se proteger do frio. Todo dia quando acordava ele pensava em como poderia fazer para se aquecer melhor, se proteger dos animais mais fortes que ele. Os outros animais para protegerem seus filhotes e seu habitat natural, dessa criatura estranha muitas vezes o atacavam.

O animal homem não ficou muito tempo sozinho, logo descobriu que existiam outros iguais a ele, inclusive fêmeas e assim eles se juntaram e passaram a viver em bandos assim como os outros animais. Todos os dias ideias surgiam, eram testadas e quando davam certo eram postas em prática. Foi assim que surgiu o fogo através do atrito entre duas pedras. Desde então o homem não parou mais, foi criando, inventando e melhorando cada vez mais seu modo de vida, a cada ideia nova concluída, vinha a satisfação e depois o tédio e a insatisfação de novo, gerando necessidade de criar. O animal homem era eternamente insatisfeito, salvo raras exceções. A capacidade de pensar o tornava único, também o fazia diferenciar o certo do errado, o bem do mal, ter sentimentos ruins como, ódio, ciúmes, inveja, medo, hostilidade, tristeza, frustração e aversão. Também sentimentos bons como, amor, alegria, afeto, confiança, compaixão, empatia, surpresa e paixão.

Outra coisa que logo os homens, como passaram a se chamar, perceberam, era que alguns eram mais fracos fisicamente, as fêmeas principalmente, daí concluíram que os mais fortes é que deveriam dominar e decidir, cabendo aos mais fracos, obedecer e cumprir. Também concluíram que deveria existir algo ou alguém invisível que enviava as chuvas, fazia brilhar as estrelas a noite, o sol brilhar de dia, e de vez em quando ficava bravo e enviava raios que os atingia, criaram assim os deuses. E logo perceberam que muitas coisas ruins aconteciam, doenças inexplicáveis, mortes, e concluíram que deveria haver seres invisíveis ruins também, e foram chamados de demônios. Assim, deuses eram do bem e demônios eram do mal.

Conforme foram se multiplicando, melhorando a fala, foram inventando coisas novas, foram consumindo e acabando com todos os recursos naturais a sua volta. Plantavam e colhiam, mas nem sempre era suficiente. Começaram a explorar novos lugares e saíram pelo mundo, a procura de alimentos melhores. Encontraram outros como eles, mas falavam completamente diferente. O medo, o instinto de sobrevivência, a incompreensão de outras línguas, fez com que eles começassem a lutar entre si, o vencedor ficava com o lugar e escravizava os vencidos. Logo brigavam por tudo, divisão de alimentos, terras, fêmeas e por seus deuses.

Criaram formas de dividir os alimentos à base de trocas. Exemplo: uns tinham ovos, mas não tinham tomates, uns tinham tomates, mas não tinham ovos, assim trocavam os ovos pelos tomates e vice-versa. Isso durou até descobrirem os metais e inventarem as moedas, feitas de cobre, prata e ouro. Com elas, passaram a pagar pela mercadoria. Demorou mais algum tempo para criarem o papel, e com ele o dinheiro na forma de papel. Não demorou muito para que surgissem os cambistas, que trocavam dinheiro de diferentes lugares e faziam empréstimos.

A humanidade como já era chamada, estava sempre insatisfeita, não bastava só conquistar novos lugares, dominar e escravizar, ela queria mais. A mente trabalhando intensamente, inventava coisas novas todos os dias, se modernizava. Séculos se passaram, construções cresciam por todos os lados de todos os tipos, de acordo com o poder aquisitivo de cada um. Novas moradias como, cabanas, casas, palácios, mansões. Novas formas de se locomoverem como, bicicletas, carros, aviões, navios, trens, metrôs, foguetes. Vieram também novas formas de comunicação como, rádio, telégrafos, telefones, televisão, computadores, celulares, redes de comunicação como a Internet. Indústrias e mais indústrias eram construídas todos os dias, cada vez maiores, mais opulentas, empregavam milhares de pessoas. As indústrias de alimentos matavam animais irracionais de todas as espécies aos milhares para consumo, também processavam todo tipo de alimento extraído da terra e os vendia embalados em latas ou embalagens plásticas. Havia indústrias para tudo, roupas, acessórios, alimentos, remédios, maquinários em geral até armas. Por causa dessas indústrias, do consumo desenfreado, juntado a ganância dos homens, o ar, os rios, as florestas, os mares e os oceanos ficaram poluídos, a fauna e a flora desapareceram com constantes queimadas, muitos animais morreram ou foram extintos. O planeta reagiu, secas mais severas em locais que normalmente são secos, chuvas mais intensas em períodos de chuva, derretimento de calotas polares, desertificação de áreas com cobertura vegetal perene, aumento da temperatura. Nada disso mudou a opinião das pessoas que eram responsáveis pelas atitudes causadoras do problema.

Tudo morria ao redor do homem e ele nem percebia. Com o aumento do poder, também aumentou o medo de ser atacado e roubado, então criaram armas mais poderosas. Bombas nucleares, mísseis de longo alcance, bombas de gás mortífero. Apesar de tudo isso a insatisfação era como um buraco negro, devorava tudo. Chegou a um ponto em que as pessoas não podiam mais sair de casa sem usar máscaras e roupas especiais. Vírus surgiam a todo momento e pessoas morriam aos montes. A água potável, os alimentos e a energia passaram a ser monopólio de poucos. Foram criados os cartões de crédito para esses produtos. Se você tivesse crédito você tinha, água, energia e alimentos, se não ficava sem. A pobreza, a fome e o desemprego aumentaram muito e desencadearam mais guerras. Doenças proliferavam como moscas.

Depois de muita insistência por parte dos cientistas, demonstrando que o fim da raça humana se aproximava, e que o planeta ficaria inabitável, os ricos empresários começaram a construir naves que levariam pessoas para viverem em possíveis planetas habitáveis ou esperar que a Terra se tornasse habitável de novo. Como as naves não podiam levar todo mundo, pessoas foram selecionadas usando critérios. É claro que nesses critérios quem tivesse mais dinheiro tinha mais chances do que aqueles que não tinham. Os responsáveis seriam os mais velhos e poderosos com suas famílias. A população selecionada para seguir junto, exigia que fossem jovens, saudáveis, terem notas altas no período escolar. Para isso foram feitas provas, as mais difíceis, para eliminar o maior número de pessoas possíveis. Nem é preciso dizer que muito dinheiro correu de mãos em mãos, favores foram cobrados, ameaças foram feitas. Os pobres não tiveram muita chance, como sempre.

Apesar disso, e sendo pobre, não fui eliminada, já que tirei a maior nota em todas as provas, também o fato de ser órfã ajudou um pouco, apesar de existirem muitos órfãos na Terra. Chamamos essa nave de Arca 1. São várias Arcas como essa no espaço agora. Foram construídas usando a melhor tecnologia existente, geram sua própria energia, oxigênio e água, carregam sementes para serem plantadas aqui mesmo, além de alimentos prontos e congelados que duraram por muitos anos. Tivemos que nos adaptar, aprender a viver juntos, sofrer sozinhos sabendo que muitos foram abandonados na Terra. Pensei em escrever nossa história para que um dia alguém leia e pense melhor antes de tomar as mesmas decisões que tomamos e levaram a destruição do nosso modo de vida, tornando nosso planeta inabitável. Se você conseguiu voltar a esse planeta, e estiver lendo isso. Boa Sorte