O SABIÁ

O sabiá só sabia reclamar, acordava bem antes do Sol espreguiçar, sacudia as asas estufava o peito e no seu canto sonolento reclamava:

- Onde foram todos os passarinhos que não vejo para começar a sinfonia. Oras! oras! O jardim está sem cor as flores ainda dormem, falta o som do canto das cigarras e dos nobres companheiros passarinhos.

Nessa manhã o céu estava nublado, gotinhas de chuva se misturavam com a neblina e nem mesmo as borboletas se atreviam a molharem as suas asinhas deixando o sabiá cheio de curiosidades.

Tudo parecia ainda dormir, aquele silêncio, apenas um atrevido sabiá querendo mandar até no tempo.

O curió todo enroladinho em suas asas no aconchego do ninho se sacode olha a folia do sabiá, molha o bico numa gota de orvalho e diz ainda rouco:

- Amigo sabiá com esse friozinho só dá vontade de comer algo bem quentinho e continuar dormindo cada em sua casa. Pare de tanta folia. Veja, o jardim está vazio, nem as abelhas apareceram para coletar o néctar, lagartinhas quentinhas nas folhas, nem as formigas se atrevem a circular pelo chão frio.

O sabiá sem nada concordar viu o bem- te- vi abrindo o bico bocejando e num balançar de penas indagou:

- O que está acontecendo?

- Oras! respondeu o sabiá. Não vê o atraso de todo o jardim, Até o senhor Sol anda preguiçoso sem querer acordar.

O curió resolveu entrar na conversa,- Vejam lá na roseira duas bobas lagartinhas picotando as folhas sem se importarem com a chuva que tá engrossando,

De lá as lagartinhas responderam:

- Não temos medo de chuva e precisamos comer e ficar bem fortes, logo estraremos no casulo e vamos sair lindas borboletas fortes e sadias para voarem livres por esse jardim.

O sabiá então pensou: Se o tempo hoje é de chuva e frio, vou tomar banho, escovar o bico, comer boas sementes fresquinhas e voltar para o aconchego do meu ninho. E aviso, hoje não terá cantoria palavra do mestre sabiá. Enquanto o jardim continuava enroladinho no silêncio.

Autora- Irá Rodrigues

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 21/09/2021
Código do texto: T7347087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.