Tarde demais

Na véspera da formatura o telefone soou. Era tarde. Muito tarde.

Lorena espreguiçou-se e, jogando o braço sobre o criado mudo, deparou-se com o celular, o seu amigo nas horas certas e inimigo nas impróprias. Aquela era uma hora imprópria.

Estava cansada, cheia das formalidades com as quais teve que se envolver para a formatura nas últimas semanas. Não era o seu jeito. Acreditava que o significado das coisas estava nos atos e não nas solenidades.

Tinha chegado até alí com muito suor. Foram os anos da faculdade mais os outros da especialização. Afastou-se de sua família e dos amigos para cursar aquela universidade pública no Uruguai, a única na qual passou no vestibular para medicina. Era o seu sonho, mas tantos outros sonhos acabaram se perdendo no caminho. Naquele dia tinha a sensação do dever cumprido mas, por outro lado, que tinha envelhecido uns 20 anos.

Precisava descansar para aguardar os pais na rodoviária, que chegariam no final da manhã. Sorte teve Lorena em ter o tio Paulo para pagar as passagens deles, gente humilde, sem condição financeira alguma.

Mas com o tempo tudo mudaria. Ela conseguiria recompensar os pais pelos sacrifícios e manter dignidade de vida com a sua profissão. Pensava em continuar por uns 3 anos no Uruguai e depois retornar ao Brasil com experiência sólida. Tudo mudaria. Faltava pouco.

No outro lado da linha uma voz conhecida. Conhecida mas distante.

Lorena? tudo bem com você?

Sim, quem está falando?

Maurício. Quero ti cumprimentar pela formatura. Soube pela tua prima Magda que conseguiste realizar o teu sonho e que já estás trabalhando no Hospital Asociacion Española. Faz um ano que vimos buscando uma oportunidade para meu pai nesse hospital, que está com sérios problemas cardíacos. Falaram-nos que é hospital referência na área e tu sabes que temos condições financeiras para levá-lo.

Mais de 10 anos passaram pela cabeça de Lorena. Maurício, na sua adolescência, tinha sido o seu grande amor. Amor difícil de medir. Foram 4 anos de um relacionamento ferrenho, só sustentado pelo sentimento, pois os seus mundos eram opostos demais, a ponto de chegar ao fim por imposição dos pais de Maurício.

Puxando um travesseiro sobressalente e colocando-o atrás do seu corpo, Lorena com um movimento brusco sentou-se na cama e continuou:

Sim, por aquí as coisas são um pouco diferentes. Já estou trabalhando no hospital há um bom tempo na minha área de especialização, que é cardiologia. Justamente por isso tenho o telefone da recepção de cor para ti passar. Ligue que serás muito bem atendido. Somos referência no país em serviço e atendimento. Agradeço imensamente os teus cumprimentos.

Atirou o celular contra o guarda roupas na sua frente, ouvindo o estampido com um certo mórbido prazer. Nem todo o dinheiro do mundo a faria esquecer o que passou.

Rosalva Rocha

17/11/2021

Rosalva
Enviado por Rosalva em 01/12/2021
Código do texto: T7397669
Classificação de conteúdo: seguro