Encontro marcado

Pois, naquele fim de tarde, no café do Mirante, em plena praia de Tramandaí, reuniram-se nada mais e nada menos do que a Verdade em seu vestido branco e a Mentira em seu traje de colorido indefinido.

A Verdade estava bastante irritada e impaciente.

__Vamos que vamos, tenho mais o que fazer, nem sei por que aceitei este absurdo convite se tenho que estar em toda a parte. Perda de tempo.

__Calma - disse a Mentira - sempre argumentando como se tivesse todo o tempo do mundo.

__Veja bem maninha – começou a falar a Mentira - travando-se então uma batalha de argumentos filosóficos.

A Verdade traçou o próprio perfil como sendo uma das virtudes humanas imprescindíveis, enquanto a Mentira alegava ser necessária em certas ocasiões.

__A Verdade é chata e sem brilho – decretou a Mentira.

__Pelo menos eu consigo atenuar a realidade, posso criar sonhos e ilusões, mesmo que passageiros - argumentou a Mentira.

__Uma mentira não se sustenta – argumentou a Verdade.

E estavam assim, em acirrada discussão, quando ouviram um barulhão na rua e foram conferir. Era um acidente, um carro atingiu um motoqueiro. O cara voou quase dois metros e foi se estatelar na calçada com o sangue borbulhando de um profundo corte na cabeça.

Verdade e Mentira se aproximaram.

__Eu vou morrer? – perguntou o rapaz.

A Mentira ficou calada, mas quando a Verdade ia abrir a boca, a Mentira sorriu um sorriso cínico e disse um sonoro não, que iluminou um olhar de esperança na face do moribundo.

Quando os paramédicos chegaram não havia mais nada para fazer.

__Tu e as tuas mentiras – falou a Verdade.

__Pelo menos ele morreu em paz – retrucou a Mentira.

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 01/04/2022
Código do texto: T7485767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.