Mais faceiro do que lambari de sanga

Pois, o “Lambari” estava frente ao juiz esperando pela sentença de um delito leve.

O juiz levou cinco intermináveis minutos lendo o texto de defesa apresentado pelo defensor público, depois, contendo um sorriso no rosto, carimbou a absolvição do réu, que escapuliu do tribunal bem como o lambari faz para fugir da rede ou do anzol.

O texto da defesa, transcrito abaixo, esteve pendurado no mural do Tribunal, até que o papel rasgou e o texto ficou ilegível. Também percorreu, por décadas, as salas de Direito das faculdades e ficou na memória de quem por lá passou e recebeu, ou não, o canudo.

Texto de defesa:

Meritíssimo senhor Juiz, peço a absolvição do meu cliente pelo abaixo exposto:

O Lambari escorregou para fora do útero materno aos sete meses. Foi alimentado com água açucarada, pois a mãe não tinha leite. Do pai nunca viu a cara.

A própria mãe escolheu seu nome pela semelhança com o peixe.

Como irmão mais velho, desde tenra idade, ele surrupiou comida para alimentar a grande família.

Assim que aprendeu a ler e contar escapuliu da escola primária, por não aguentar a zombaria, que é hoje mais conhecida pelo nome de bullying.

O serviço militar o dispensou pelo tipo físico. Dizem que o nome influenciou, pois o sargento selecionador anteviu o problema, que o nome Lambari iria causar entre seus subordinados.

O mercado de trabalho também fechou a cara e as portas para o Lambari, pois sua estatura, tipo físico e currículo não agradavam.

Já quase adulto e pela vez única ele caiu enfeitiçado na rede da Doralice e se viu casado. A mulher, cujo apelido era “Sargentão”, descontava a ira represada no lombo do coitado do Lambari.

Até que um dia ele foi parar no HPS, quando o médico aconselhou: tu não aguenta tanto “tombo” desse jeito.

O que o Lambari interpretou como um: “te escapa que vais morrer de tanto apanhar”.

Assim, o Lambari passou a morar na rua, fazendo biscates nos bolsos dos desatentos, mas só pela comida, é claro.

Agora, o Lambari surrupiou uma passagem de ônibus para Taquari, pois vai trabalhar numa fazenda de criação de peixes.

Será uma nova vida para o Lambari, sabe como é Vossa Excelência, novas águas.

Portanto, em nome deste pobre peixe, digo, Lambari, rogo que ele seja perdoado.

Obrigado Meritíssimo.

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 25/04/2022
Código do texto: T7502848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.