SEI NÃO...   (BVIW)

        

O segredo da pomba, sei não , mas quem andava atrás  do ninho de uma “pomba de uma asa só” era a chilena Marty Brito. Segundo a escritora, o ninho fica na ponta de um pé de maçã,  lá pras banda do Chile.   Até que me interessei sobre o assunto, mas, pensando bem, se a pomba faz morada no Chile e sem endereço certo, para achá-la  teria de percorrer os seus  756.945km² de extensão , atravessar o amplo deserto de Atacama; escalando a monumental barreira montanhosa dos Andes; avançando na direção do cabo Porn, até alcançar as vastidões geladas e inóspitas  da Antártica, para finalmente, atingir a sua costa e mergulhar na imensidão das águas do Pacífico. E tem mais um porém, não sei onde estão plantadas as macieiras do Chile...  Seria na região do Bio-Bio...? Mais fácil seria se essa pomba tivesse feito ninho na ponta de um pé de uva, teria eu um rumo certo: os vinhedos em Manguenus, vizinhaças de Santiago...

Deixando a pomba de lado me firmei em outro chileno, Pablo Neruda , que também tinha lá sua indagação e  queria saber o que veio fazer neste mundo  .

Ora pombas! Pablo Neruda já morreu faz tempo, de que me lembro dele, só “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”.  Poemas de amor já não os digo. O meu amor morreu. Marty Brito, escritora de um livro só, pelo jeito, trocou o Chile pela Alemanha e de sua arte plástica vive. Por que então sair eu por ai procurando uma pomba chilena quando posso encontrar em o “Motivo” de Cecília Meireles, as coisas explicadas:

Não sou alegre nem sou triste

Sou poeta

Irmão das coisas fugidias,

 (...)

 

 

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 03/05/2022
Reeditado em 03/05/2022
Código do texto: T7508428
Classificação de conteúdo: seguro