POMPEIA, A GUARDIÃ (BVIW)

 

Inácio saiu para trabalhar, o trem não demorava a partir. Saiu revoltado com o celular que descarregou justo no dia da reunião com a chefia, fazendo com que perdesse a hora. E foi descontar no pobre gatinho da Dona Eva. O resto da água mineral jogou no bichado, esse correu mais que Ayrton Senna em dias de vitória. A maldade de Inácio, porém, não ficou sem punição. Pompeia, a pomba, que tudo via, tomou as dores do peludo, e mirando bem na careca do atrasado, cagou. Um desgraçado enorme foi ouvido pela rua inteira! De volta ao telhado preferido, a justiceira parecia sorrir satisfeita com a sua defesa. Para a vizinhança, Pompeia era apenas mais uma pomba qualquer. Não era. Ela era a guardiã.

 

- Bem feito! A justiça vem do Céu! Espero que isso se repita cada vez que você atacar um bichinho inocente! – A dona do angorá sentiu-se vingada.

 

Pompeia sobrevoa o quarteirão, e muito do que presenciava a desanimava em relação à raça humana. Além de maltratarem os animais indefesos, os humanos se atacavam. Eram brigas verbais. Eram buzinadas de fúrias. Incompreensões. Egoísmo. Invejas. Ciúmes. Falta de paciência e de alteridade. Pandemônio!

 

Certa manhã, a pomba resolveu fazer um tour pelo outro lado da cidade. Pousou sobre a torre da Catedral, e de lá viu pessoas limpando as praças sendo amáveis umas com as outras. Presenciou um grupo de crianças ajudando idosos atravessarem a rua. Em uma chácara, mãe e filho semeavam flores e hortaliças. Havia muitos passarinhos e insetos por ali, mostrando ser um ambiente harmonioso. Animais não frequentam lugares com carga negativa. Concluiu ela, e se animou. Em revoada para o telhado costumeiro, Pompeia estava serena. E como aquela pomba de Noé, que retornou com uma folha nova de oliveira, Pompeia voltou com a esperança de que a terra se transformaria em um mundo novo com as belas atitudes das pessoas de boa vontade.

 

 

Tema proposto pelo BVIW - "O Segredo da pomba".