Melancolia _ inspirado no conto "Angústia" de Anton Tchekhov

A quem direi tamanha melancolia?

Como o peito assola tão profundamente a alma? Ou como a alma assola a si mesma nisto tudo? Como pode a condição humana pôr a si mesma em posição tão degradante e vil, asquerosa pelo cheiro de podridão, nauseante ao estômago vil em pensar-se como tal e abjetamente frio, como o cadáver de um homem qualquer. Volto de toda a movimentação diurna daquelas ruas cinzas e observo o homem a curvar-se ante a poltrona e cair de tão exausto que estava, olho os rostos pálidos como de um cadáver ou imóveis como de um robô e me questiono se algum deles o irão ajudar, não observo nenhuma movimentação para além das pálpebras a piscar. Já estava em pé, então ao levantar o homem pergunto o seu nome, responde ele, Cícero, ah como pode, penso eu, só poderia ser Cícero... Ao sentar diz ele:

- Obrigado jovem, hoje em dia não há mais jovens como vosmecê.

- Sim, não a de quê senhor, fico envergonhado ao saber que já não se fazem jovens como eu.

Ele rir e pergunta quantos anos tenho, respondo, apenas vinte senhor, apenas vinte, ele simplesmente sorri movimentado a cabeça, era um senhor de idade, frágil e muito quieto. Logo me dirigo a atendente e peço um remédio para enxaqueca, recebo-o e vou embora. A minha casa fica a dois quarteirões daquela farmácia, poderia ter ido direto, não era para eu ter cortado caminho, penso eu indignado com a enxaqueca e as pessoas a passar por mim cochichando, falando alto, ou crianças brincando só me irritavam mais ainda.

- A um quarteirão de casa!

- Olá! Olá! Lembra de mim, sou eu.

Essa não, mais uma distração, só a mais um quarteirão, só mais um...

- Como você está amigo? Há quanto tempo? O que anda fazendo?

Pensei, como pode alguém fazer tantas perguntas ao mesmo tempo; há exatamente 2 anos e por mim teria mais, mas respondi:

- Ah querido amigo, estou bem e você? Ando apenas estudando.

- Eu vim aqui comprar um Renault Sandero GT Line, está na hora de parar de andar de moto, não é mesmo?

Pensei, mas que diabos é isso, mas respondi:

- Ah sim, claro, claro.

- Bem preciso ir, até mais e sucesso nos estudos hahaha.

- Até! Até!

Até que enfim, penso eu. E me viro, só mais um quarteirão... Continuo andando na cidade cinza com o barulho a me atormentar e a ocultar o zumbido do coração naquela multidão. Todas as paisagens cinzas e há cinzas antes mesmo da combustão. A vontade era imensa.

- Ei, psiu, senhor, senhor.

Uma voz baixinha, rouca, bem ali no canto lúgubre daquela rua cinza, uma senhorinha a me chamar.

- Muito barulho não é mesmo?

- Que? O que a senhora... Como assim?

Ela sorri e com um gesto de mão, como a me chamar e logo em seguida a dizer deixa para lá, vira a cabeça para aquele cantinho sórdido.

- Quero dizer, a senhora quer esmola?

Ela sorri novamente.

- Não, guarde o seu dinheiro jovem, dele irá precisar.

- Como a senhora sabe disso?

- Todos irão não é mesmo?

- Ah sim, claro, que pergunta.

A me encarar com aquele olhar contundente e misterioso, sério, me pergunta, és estudante, não é mesmo?

- Ah sim, senhora, sim.

- Então como não poderias tu com este barulho todo se incomodar?

- Não estou a dizer isso, quero dizer, só achei que estando aqui, bem quero dizer.

Ela sorri e logo em seguida:

- Hahaha Estando aqui... Hahaha Não se preocupe tanto com suas palavras, elas podem te matar antes da hora. O mundo já é horrível de mais.

- Sim, eu me preocupo com as palavras, admito que as vezes ela nos afoga em angústia e nos dá um banho de água fria.

- Nos acorda para a decepção que é o mundo, nos possibilita a consciência da nossa miséria, a estupidez humana.

- Não sei se é apenas nossa estupidez, digo, não sei se é apenas a ausência do conhecimento que faz destas ruas, bem...

- Cinza e fria.

Completou ela com um sorriso no rosto.

- Não sei ao certo, por que estás a sorrir?

- Não, não estou.

- Estás, estás sim, estou a ver.

- É meu rosto...

Como alguém poderia ser tão sábia? Me interroguei, além do mais, naquela rua, naquela rua e todo dia.

- É o coração, meu jovem, que chora e é a mente que escraviza.

- Como assim a mente?

- A mente não existe para além dela mesma, a sua por exemplo, te escraviza a um pensar metódico e obsessivo. A destes outros, todos estes que possuem um negócio, a um pensamento metódico e obsessivo.

- Espera, queres dizer que eu um intelectual sou a mesma coisa que estes?

- Hahaha Sim meu jovem, sim... A diferença é que brinca com palavras e eles com vidas. A diferença é que procura respostas e eles, bem, notas.

- Prazer, é isto que eles procuram.

- E vosmecê não?

- Não, procuro respostas para aliviar a tensão, o zumbido.

- Que a tu mesmo causaste; a rua cinza...

- Não, não... A rua cinza, bem, a rua cinza é eles, os senhores que escravizam os corações e nos dão rua cinza e zumbido.

- Como? Como?

Repetiu ela impaciente, como que esperando uma criança responder a uma pergunta.

- O pensamento, bem... O pensamento metódico e obsessivo!

- A diferença reside nas palavras, na resposta.

- Então não tem como suspender a palavra senhora.

Au, au, au! O cachorro late para a porta e eu ante a porta a abro e o cachorro pula em mim, penso, se aquela senhora não fosse personagem, teria a resposta.

Oaj Oluap
Enviado por Oaj Oluap em 29/06/2022
Reeditado em 07/07/2022
Código do texto: T7548668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.