Uma noite no Circo

A vida de Lúcia era bem corrida, mesmo assim gostava de tirar um tempinho para curtir os amigos e se divertir um pouco.

Era um sábado como  outro qualquer, e ela resolveu convidar sua vizinha e  amiga, sol, para juntas irem ao circo, pois sabia que lá a diversão seria garantida.

Mas até isso se concretizar teria que romper uma barreira, é que a amiga por quem tinha grande apreço era evangélica e dificilmente aceitaria tal convite.

Vinda de um pequeno povoado para estudar na cidade, Sol morava com seus avós e não desfrutava de grande liberdade quando o assunto era lazer "mundano", como ela mesmo chamava , sempre que a convidavam para algum lugar.

Porém  nesse dia, Lúcia fora surpreendida, não é que a amiga demostrou bastante interesse naquela programação.

As duas então combinaram tudo.

Sol diria a avó que fora convidada para um aniversário na casa de uma amiga do coral e, claro, retornaria logo após o corte do bolo, sim, traria um pedaço para a idosa que adorava também um docinho.

Foi dessa forma que  a neta aventureira conseguiu o "sim" da avó e tratou de contar para a amiga.

Eis que o sábado chegou. Lúcia e Sol  conversavam, aquela altura a menina que só ia da escola para a igreja  parecia estar angustiada:

Não sei se consigo ir.. mentir pra vó e ainda por cima lá.. um lugar assim, é pecado  - dizia ela para a amiga com olhar de preocupação.

Lá vem você com seu temor, mulher o que tem demais ir a um circo? - retrucava Lúcia, completando:

- Esquece esse medo aí, e se arruma pra gente escolher o melhor lugar na arquibancada, hem. 

Às sete da noite as duas se encontraram e seguiram para para circo,  claro que ainda era cedo, mas o carro de som que circulou pelas ruas durante toda a tarde com o anúncio da programação da noite, garantia um belo e inédito espetáculo.

Na entrada do circo havia muitas pessoas, aguardando o abrir da bilheteria. Ver aquela gente toda causou em Sol um grande temor..o de ser descoberta.

aquilo já fez  seu coração acelerar:

- Amiga do céu, isso é pecado, vamos voltar, vamos embora daqui!

Calma, Sol. É só um espetáculo com palhaços, trapezistas, dançarinas, mágicos...vai ser muito divertido, isso sim, afinal que mal há nisso, 'siá' -  tranquilizava Lúcia,  já demonstrando certa impaciência com a amiga.

Na fila,  logo chegou a vez de Lúcia comprar os ingressos, próximo à bilheteria  deram de cara com um colega de escola.

Ahh, não acredito!! Isso é a Sol!! E no Chimbica Show Circo?? Nãoooo- Exclamou ele, sem acreditar  e quase gritando aos quatro ventos!

Lúcia apenas sorriu, tratando logo de pagar os ingressos e correr com a amiga para dentro do circo, onde subiram rapidamente para o alto da arquibancada.

Sol olhava assustada e ao mesmo tempo encantada com a movimentação.

Passado alguns  minutos, todo o lugar já estava lotado.  Bem mais distraídas, as duas  comiam pipoca enquanto aguardavam a abertura do espetáculo daquela noite.

De repente apagaram-se as luzes e do centro do palco um homem saudou a todos anunciando as atrações, dançarinas desfilavam em círculo.. palhaços corriam, tropeçavam e caíam,  arrancando gargalhadas do público presente.

Malabaristas, mágico e um homem com um chicote também desfilavam pelo centro da arena, o apresentador anunciava que o espectáculo iria começar!!

Novamente  apagam-se as luzes e Lúcia diz:

Amigaa, se prepara para rir e se emocionar, você não vai esquecer essa noite!

Lúcia mal fechara a boca,  Sol começou a gritar loucamente..

Não se sabe como, mas o apagar e acender das luzes provocara um curto circuito fazendo com que um princípio de incêndio começasse na lona do circo.

Sem tempo, os espectadores começaram uns  a descer, outros a pular a arquibancada, gerando um grande pânico  em todos.

Sol desceu a arquibancada velozmente, tremia toda a coitada, com as mãos na cabeça, gritava  - eu não quero morrer, isso é castigo - acreditava ela, pois havia ido ao local escondido, afinal, mentira para a avó; e com mãos na cabeça continuava dizendo:

Ah, meu Deus, isso é castigo! Pequei, mentindo para minha vó, vou morrer aqui e queimada!

Lúcia um pouco mais atrás  tentava descer, e enquanto olhava os donos do circo jogando baldes com água nas chamas se desequilibrou rolando arquibancada a baixo, ao levantar-se não viu mais a amiga.

Fora do circo, tratou de seguir para casa.

No outro dia, mostrava as escoriações nas pernas que ganhara com a queda.

Quanto a jovem Sol, essa ainda estava assustada, e pior, havia tomado uma surra da avó por tê-la enganado. Passada a aventura mal sucedida, as duas cúmplices  ficaram um bom tempo  sentadas na calçada, Sol confessava para amiga que nunca mais iria fazer algo do tipo, segundo ela, o pior dos piores poderia acontecer.

Nesse instante o carro do Chimbica Show Circo passa na rua, jogando papel, balinha e convidando para o novo espetáculo com meia entrada para os que não assistiram na noite anterior.

Lúcia olhou para Sol e esta lhe soltou um sonoro "Nãooo, nem pensar"! Já disse, nunca mais vou cair nas suas loucuras, o castigo vem, viu? Disse.

Tudo bem - Lúcia concordou, então nada de circo.. e pairou ali um silêncio no ar...

E logo em seguida,  do nada, parecendo ter tido uma nova ideia, Lúcia diz - Pois vamos descer o rio? semana que vem?

Eu te empresto um maiô, vamos descer de bóia lá do lavador (porto distante), que tal?

Sol, incrédula com a tagarelice da amiga, respondeu:

Minha irmã! Não basta eu quase morrer queimada, apanhar da minha avó, você agora quer me afogar??

Bem.. se a descida de bóia pelo Rio Corda aconteceu ou não, , outro dia conto.. quem sabe, em um outro conto.

*Uma aventura real vivida por Solange (Sol) e eu.

Di Brasil
Enviado por Di Brasil em 04/07/2022
Reeditado em 09/07/2022
Código do texto: T7552670
Classificação de conteúdo: seguro