RESUMO DOS CONTOS (ebook ASPALVMarcam)

OBSERVAÇÃO - resumo dos 52 contos do futuro livro "AS PALAVRAS MARCAM... AS PALAVRAS MATAM !", para divulgação pela Imprensa e usos diversos.

***************************

AS PALAVRAS MARCAM...

AS PALAVRAS MATAM !

01 - A MORTE NÃO MANDA RECADO - nem todo mundo acredita em diabos e capetas, mas é preciso estar muito embriagado para não crer no Senhor das Trevas 'em carne e osso"... e muita fumaça !

02 - CONVERSA ABSURDA - há momentos na vida que parecem pesadelo e alguns sonhos são tão reais que julgamos serem FATOS !

03 - QUESTÃO DE "INTERPRETAÇÃO" - este Mundo está mesmo perdido... mata-se por qualquer motivo e até sem motivo algum. Nunca se sabe a hora final !

04 - "CONVERSINHA" INFANTIL - para o bem ou para o mal, crianças já nascem com um celular na mão... pobres mães modernas !

05 - NOS TEMPOS DO TWIST E HULLY-GULLY - crianças não têm preconceitos, porém seus pais, sim, e introduzem seus temores no coração dos pequenos.

06 - "TANGO" NUMA NOITE FRIA - ah, como dói ser corneado... e dentro de sua própria casa. Cornélio III nem acreditou no que viu !

07 - CENAS URBANAS -- cap. DCLXVI - duas estorinhas ordinárias sobre o dia-a-dia de gente comum.

08 - DEU... JACARÉ ! - as 2 amigas acabaram juntas, sócias nos negócios e no amor e findaram no México, formando belo casal.

09 - A DANÇA DOS "PERNOSOS" - quem é muito esperto "dança" sempre... ainda que tenha muita perna ou nenhuma !

10 - AS PALAVRAS MATAM... pense bem antes de ofender alguém... as palavras podem matar !

11 - A MORTE DA BRUXA - num tempo de magos, feiticeiros e bruxas, tudo era possível, principalmente matá-las.

12 - O "MORTO" DE FOME - um reles concurso ou "gincana" num supermercado pode se transformar numa tragédia.

13 - SURREALISMO MUITO... REAL ! - A vida numa vilazinha acaba virando guerra, quando duas vizinhas que não se suportam estão "com as cachorras" !

14 - QUANDO A "DITA" ERA DURA ! - um conto sobre os tempos da Ditadura Militar, aquela que dizem que nem existiu !

15 - ENTRE VIDAS E SOMBRAS - uma existência inteira de monotonia... só agora êle podia apreciar os pombos na pracinha em frente ao prédio no qual morou.

16 - A CORRIDA - o velho aposentado queria correr num Fórmula 1... tanto insistiu que quase conseguiu, para seu castigo !

17 - NAS "TEIAS" DO DESTINO - miniconto de uma página sobre um tipo muito especial de leitores... de todo tipo de obras.

18 - MODELO DE VIRTUDE - tanto no século 15 como agora há cavaleiros e cavalheiros, mas damas tem de todo tipo e qualidade.

19 - A IRA SANTA - o sacerdote queria ver sua igreja cheia... para isso "tocava fogo" nos sermões, incomodando muitos fiéis.

20 - 2 ESTORINHAS ESQUISITINHAS - preciso explicar ?! É isso que você leu... uma delas sobre políticos, gente muito "esquisita" !

21 - QUERER... E NÃO QUERER - amor e ódio são faces da mesma moeda, às vezes odeia-se por amar demais, amor possessivo, que oprime.

22 - MINICONTOS TONTOS - são 4 continhos "metidos a engraçadinhos"... haja paciência !

23 - O "TRENZINHO" - rouba-se desde os tempos da macieira no Paraíso mas, se com dois é bom, com 3 é melhor... daí nasceu o "trenzinho" !

24 - "JUSTIÇA" CEGA - conto baseado em fatos reais, sobre uma Justiça que prende ladrões de biscoitos ou leite em pó nos supermercados e ignora todo o resto.

25 - GANÂNCIA FATAL - quem diria que dinheiro, quando é demais, atrapalha... e pode até matar !

26 - O PESADELO - mais 1 caso envolvendo a justiça, digo, a polícia, a partir de um sonho.

27 - "GATO ESCALDADO" - hoje em dia tem bicho que vale mais do que gente... só o Clovisvaldo não sabia disso !

28 - SANTO REMÉDIO - a fé remove montanhas porém, se a doença fôr grave, até remédio caseiro comprado em feiras ajuda.

29 - PRAZER, MARIA DA PENHA - em mulher não se bate nem com uma flor... mas é bom não provocá-las, pois isso pode acabar mal.

30 - PASSARELA DE VAIDADES - machos de todo tipo olham as mulheres como reles "pedaços de carne"... e de ossos também, em alguns casos.

31 - "PEIXE" PODRE - tem gente que não vale 1 sardinha e o José Tubarão era um desses... foi "fisgado" por uma "sereia", para azar dele.

32 - DAMAS, PRIMEIRO ! - mais um conto baseado nos tempos da Ditadura e sua interminável "coleção" de crime e de absurdos.

33 - UM CASO DE POLÍCIA - conto ao estilo dos de Sherlock Holmes e Arsene Lupin, passado na bela 9e velha0 Paris dos tempos da Revolução Francesa.

34 - VÃO TODOS... À MERDA ! - o jornalista descompensado e furioso resolveu xingar meio mundo, principalmente seu vizinho deputado. Teve um "piripaque" e findou no hospital.

35 - A LENDA DA MONTANHA DO DIABO - dizem que as lendas têm um fundo de verdade... esta me foi narrada pelo sujeito que a viveu, embora até pareça mentira. (*fim, pag. 64, ver EBOOK aqui no Recanto)

******************

(segundo caderno / início, pag 65, ver cabeçalho)

36 - A VINGANÇA - a gangue de desocupados fez o que quiz durante anos no bairro humilde, até encontrar um jovem de coragem, pela frente.

37 - A FORÇA DA ILUSÃO - o magrelo Esmilinguido cansou dos insultos do vizinho grosseirão... contratou professor de artes marciais para "virar o jogo". Deu certo !

38 - "PAU" PARA TODA OBRA - "seu Paulão" era um porteiro "imbrochável", "papava" todas, mas a inquilina do 502 era "dura na queda".

39 - UM GRANDE ENGANO - mais uma vez a viagem de férias para Paris estava agendada, promessa do pai... nada poderia dar errado !

40 - UM "D-R" INFANTIL - a filha de 8 anos era DONA da casa dos pais e, seu quarto, local expressamente proibido... o pai ousou duvidar !

41 - NO REINO DAS FANTASIAS - a filha do casal paulista "classe média" decidiu recusar a própria fantasia de Carnaval... detestou até a dos pais ! Ninguém merece...

42 - OS "AMIGOS DO ALHEIO" - o artesão Anphilófio saía todo final do mês para receber seu BPC, o benefício do Governo... assim que voltou do Banco, os "amigos do alheio" o encostaram à parede, à procura do dinheiro.

43 - POR UM PEQUENO DETALHE - os dois amigos disputavam tudo, desde o Maternal... viraram mecânicos e, adiante, pilotos de competição ainda disputando, até chegarem juntos na curva fatal.

44 - AS "FILHINHAS DO PAPAI" - assunto de velhos é dinheiro, futebol, política e as mulheres que já teve. Com os 3 amigos idosos a conversa não era nem um pouco diferente disso.

45 - EM BUSCA DO "EL DORADO" - os dois malandros foram cavar riqueza no cemitério e findaram enterrando lá todos os seus melhores sonhos.

46 - JORGITO E MARIAZITA - uma fábula moderna, baseada naquela com casa de chocolate e trilha de miolos de pão. Só não tem bruxa... será que não tem mesmo ?!

47 - DE VOLTA PARA O... PRESENTE - Marcelinho passou a ouvir os pensamentos de vizinhos e amigos... e NÃO GOSTOU nem um pouco do que "ouviu" !

48 - "DISSE-ME DISSE" - fofoca é a maior desgraça da Humanidade, principalmente quando quem a contou desmente tudo o que disse !

49 - A HISTÓRIA DOS PAM-PAM - o maior duelo da História dos sertões -- com meia dúzia de mortos -- e ninguém soube. Eu estava lá e conto tudinho !

50 - FIM DE FESTA - guerra entre gangues do subúrbio carioca... "festa de balas" justamente no meio de uma festa de Natal. Essa, não !!!

51 - O "PIMPOLHO" - será que o menino mais santo da escola virara bandido ?! Não é possível, deve haver algum engano !

52 - HISTERIA NO METRÔ - a mocinha "marombada" e de paciência curta encontrou-se no Metrô com um velho aposentado "que topava qualquer parada". Danaram-se os dois... quase "deu merda" !