NÃO DESISTA!

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

É importante que cada pessoa utilize a sua sabedoria interior antes de tomar qualquer decisão.

Era uma vez um menino com doze anos incompletos, ainda ia cursar o equivalente aos estudos da sétima série do atual Ensino Fundamental, sem recursos intelectuais e materiais visíveis e que vivia as expensas dos pais, quando resolveu fundar uma sala de aula, até o quarto ano do curso primário, tendo como "prédio" escolar, duas pequenas salas de taipa, coberta de telha e de chão batido, existentes no alpendre anexo à casa de seus genitores. O mobiliário foi improvisado e assim constituído: uma mesa de madeira, cinco caixotes usados para carregar tomate para a feira, quatro tamboretes pé de "priquito", uma mesa menor, uma jarra com água por trás da porta, uma caixa de giz branco, uma palmatória, um apagador feito de pano, um caderno de matrícula de alunos e um pequeno quadro negro posto na parede com pregos. Tendo como coordenador pedagógico e intelectual o Grande Arquiteto do Universo, o mestre dos mestres.

Assim sendo, foram matriculados dezesseis alunos em 05 de janeiro de 1964 da alfabetização ao quarto ano primário, uma sala de aula mista, usando o método "Lancaster" para ensinar e aprender sem ao menos conhecer o referido método inglês de ensinar e aprender. Os pais pagavam uma modesta mensalidade escolar equivalente a uns vinte reais no dinheiro do Brasil de hoje, outros nada pagavam.

A escola imaginária recebeu nome e sobrenome, foi registrada na Divisão de Educação e Cultura da cidade a pedido do menino professor e ainda respira, pensa e anda com as próprias pernas entre nós outros.

As lutas, as vitórias e as derrotas, vieram com a inflação monetária, com os concorrentes do ramo educacional e a inveja real do ser humano como luz que não se apaga no fim do túnel e sombra que não se sepulta mesmo com a morte do corpo.

Algo forte e interior grita alto, afirmando e reafirmando que não desista, porque ser professor é a profissão dos sonhos que dá polimento na pedra bruta para vida da humanidade santa e pecadora.

Nem o eco sonoro dos dobrados da fanfarra que abrilhantava os desfiles cívicos da cidade e região ainda não desapareceram da visão de mundo de nossa gente, porque uma luz acessa no monte é vista de longe e por analogia,tem a visibilidade do esplendor do sol que ilumina a Terra.

A perseverança é não desistir e continuar sempre a esperar, porque todo dia é novo, vale mais que dinheiro achado.

A paciência é o saber que faz o professor um eterno vendedor de palavras e só as compra quem tem sonho de protagonizar o próprio futuro, dizendo para que veio ao plano terrestre para deixar marcas que arquiteta a construção de cada ser para ser melhor em tudo que faz no cotidiano que vai do além túmulo na pessoa do aluno que aprende a apreender e fazer melhor o que aprendeu.

Parabéns professores!!!

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 15/10/2022
Reeditado em 15/10/2022
Código do texto: T7627955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.