DE SOLIDÃO VOLUNTÁRIA  (BVIW)

 

- Bom dia dona Marta, seu café

- Bom dia Maria,  por favor leve a bandeja de volta , estou sem fome, vou ficar na cama mais um pouco, conversando comigo mesma,  lembrando daquele  que se foi... Enfim, de tudo o que restou... Não, eu não vou perguntar por onda anda, nem  dizer que estou com saudade, nem  lembrar da velha frase... “Se os espinhos não ferem a rosa chega perto que eu não vou te machucar”. Deixa pra  lá,  não é bem de saudade que eu estou pretendendo falar. É mais precisamente sobre tristeza, que no pensar da cronista Martha Medeiros é um sentimento tão comum quanto  alegria, é um registro da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Lembrando ainda a cronista que o estar triste não é estar deprimido . Comungo deste pensamento por ter cá os meus momentos normais de tristeza e quando isto acontece desejo que me seja permitido ficar quieta por algum tempo, na certeza de que a minha solidão voluntária é consciente não me causa dano porque sei que ao “voltar”, ao meu redor estarão todos os meus amados. Com este pensamento, me  sentei, fechei os olhos e mergulhei fundo nas coisas passadas.  E  o que emergiu  –  repetindo Camões -  “eram tudo memórias de alegria”

-Maria, trás o  café de volta!!!

 

 

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 29/11/2022
Código do texto: T7660679
Classificação de conteúdo: seguro