UM MODO ATÍPICO DE VIVER (I)
 

Seu nome é João Vendanova Neto. Ele é um cidadão natural de Esperançópolis e ora está atuando como deputado estadual pelo PPBI (Partido das Pessoas Bem-intencionadas) na macrorregião esperançopolense.

Ele faz parte de uma geração de homens públicos que tem lutado muito no intuito de promover e enaltecer essa mudança gradativa, sempre para melhor, que tem ocorrido na vida do povo esperançopolense, ele não poderia deixar de agradecer ao homem público José Saul Santos, pelo muito que tem feito em prol de sua gente.

Em um passado não muito distante, esse parlamentar teve a satisfação de viver numa região geográfica deste país onde todos os seus habitantes passaram a acreditar na força do trabalho e do conhecimento como princípios básicos para a efetiva prosperidade.

Essas pessoas também entenderam que a perseverança, a honestidade, a solidariedade humana e o amor ao próximo, são os principais pilares para a edificação e manutenção da paz e do desenvolvimento sustentável.

Tais medidas consistem em promover a manutenção dos desenvolvimentos econômico e social além da  proteção ambiental, todos voltados para a preservação da vida do homem em suas comunidades e, finalmente, esse sonho, segundo ele, está se tornando realidade.

Esse “eldorado” a que ora ele se refere, denomina-se macrorregião esperançopolense, a qual passou a ter um nome forte no cenário da vida comunitária nacional em face do seu franco desenvolvimento nos últimos tempos.

Tem sido justamente por causa desse crescimento socioeconômico alcançado por essa região que, ele, na qualidade de representante político desse povo batalhador do nosso país, está aqui para se apresentar e ao mesmo tempo divulgar as razões que tornaram essa região conhecida como “A Terra da Esperança”.

De acordo com a percepção desse parlamentar, anos atrás, essa perspectiva de um próspero florescimento socioeconômico, soava, em princípio, aos ouvidos dos pessimistas nacionais, como uma grande utopia de nossa gente altaneira.

João Vendanova Neto alega que foi graças ao surgimento de pessoas proativas como o grande desbravador esperançopolense José Saul Santos, que puderam incentivar outras pessoas, a exemplo dos cidadãos Dionísio Santos e Domingos Soares, os quais nasceram e cresceram nesta região por ele mencionada e que são detentores de grandes ideais solidários, dignos de serem seguidos.

Na sua visão, esses dois camponeses, apoiados que o têm sido pela força da massa popular, continuam acreditando que é possível cumprir, com seriedade e abnegação, a missão abraçada por José, que tem como princípios filosófico e social a célebre expressão “faça por amor”.

Para ele, Dioniso e Domingos são homens de personalidades fortes, mas de opiniões extremamente antagônicas e, tanto nesse passado não muito distante de onde emergiu a macrorregião esperançopolense, quanto atualmente, esses dois camponeses tem-se mantido divergindo um do outro nos momentos de pôr em prática as medidas e/ou mudanças oriundas de suas ações.

Mas, por incrível que lhe possa parecer, tem sido justamente esse ambiente político social recheado de contendas positivas, que tem proporcionado o surgimento de novas ideias socioeconômicas e aqui se mantido de uma maneira quase natural.

Ele assevera que esses dois camponeses, de forma incansável, têm vivido e atuado nas diversas células comunitárias regionais, à procura de adeptos, ou seja, de pessoas fiéis seguidoras de seus ideais, até formar uma grande corrente voltada para a obtenção de melhores dias para as pessoas de sua comunidade e da macrorregião esperançopolense.

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 27/02/2023
Reeditado em 23/04/2023
Código do texto: T7728983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.