Casada aos 14 - Primeira parte

Quatorze anos. O que sabia da vida uma adolescente aos 14 anos em 1968? Não tínhamos a quantidade de informações que temos atualmente.

De repente estava olhando para uma aliança no dedo, sem saber exatamente o que ela significava. Tinha uma festa com pessoas comemorando, o que mesmo?

E de repente tinha uma casa pra cuidar, roupa pra lavar, comida pra fazer e um marido.

E com tudo isso as cobranças...

*Nossa você não sabe cozinhar?*

"Caramba você não cuida da casa direito "

Quantas vezes eu ouvia isso.

Mas o que uma garota de 14 anos teve de preparo para assumir a responsabilidade de um casamento? Quantas vezes deixou queimar o arroz, ou ele virava papa ou ficava duro demais. Sem falar na tentativa de um nhoque que ficou tão duro que dava pra colocar no estilingue.

Mas não podia errar. Tinha que ficar sempre perfeito. Tinha que estar sempre tudo limpo e arrumado. Sem falar que fazer sexo também tinha que ser todos os dias e perfeito....ah mas com 14 anos tinha muita experiência na vida né? Só que não. Pura ironia.

Aos 15 e meio a primeira filha.

O que fazer com um novo ser que só chorava?

Como dar banho, como dar de mamar, como cuidar?

Pouca ajuda e muitas críticas.

Como que vc não sabe cuidar da sua filha?

E tinha que saber?

Insanidade.

O marido nunca lavou uma louça, arrumou uma cama ou deu banho na filha, ou trocou uma fralda, também nunca levou ao médico.

Mas além de ter que cuidar de filha, casa e tudo mais, tinha que trabalhar fora, na loja eletrônica do marido.

Os dias eram rápidos.

Era uma menina bonita e aí vieram os ciúmes doentios sem fundamento.

Não podia olhar para os lados. "Certamente está me traindo"

Antes fosse. Não havia carinho, nem ninho, muito menos amor e compreensão. Eram só críticas e agressões verbais intermináveis.

Você não presta, é uma vagabunda!

Oi? Como assim? E tinha tempo pra administrar um amante?

Só na cabeça insana da cabeça do marido que ficava tempo todo buscar um jeito de provar que era corno. E pior que não era. Aos 16 uma nova gravidez.

Um dia foi levada pelo próprio marido numa casa de madeira, suja e fétida e um aborto executado. O algoz levando sua vítima para matadouro.

Como entender? Como perdoar tamanha violência? Ele colocou a vida dela em risco?

Críticas familiares. Como vc deixou?

E tinha como não deixar? Tinha escolha?

Claro que não!. Não tinha escolha não.

Cont.