387 Quem foi Tiago Menor, o apóstolo de Jesus

Os evangelhos do Novo Testamento por serem livros doutrinários não faz referência aos seus personagens; que só são descritos por historiadores. No NT consta que Jesus Cristo, o Messias, escolheu os doze apóstolos para os acompanhar na missão de pregar o evangelho, palavra que deriva do grego “euangelion” que significa boa nova, boa mensagem ou boa notícia (Marcos 16: 15-16).

Dentre os doze escolhidos consta o nome de Tiago, filho de Alfeu (Marcos 3:13). Informações afora do NT consta que Tiago nasceu em Nazaré, era primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu também apóstolo, era filho de Alfeu, irmão de José padrasto de Jesus, e de Maria Cleófas, prima de Maria mãe de Jesus.

O nome Tiago filho de Alfeu só aparece no NT nas quatro listas dos apóstolos, ou seja, Mateus 10:2-4, Marcos 3;14-19, Lucas 6:13-16 e Atos 1:13-16. O evangelista Marcos foi quem usou a expressão Tiago, o menor (Marcos 15:40) que traduzida do grego “ho micros”, literalmente significa “o pequeno”. Conforme a tradição da igreja de Jerusalém Tiago filho de Alfeu era identificado pelo nome Santiago Menor.

Conforme a igreja Cristã grega, o apóstolo Tiago, filho de Alfeu passou pelo sudoeste da Palestina, e depois foi para o Egito, e na cidade de Ostracine no baixo Egito foi crucificado. Mas outras fontes da igreja dizem que ele foi crucificado em Jerusalém.

Goiânia, 01-05-2023

(Do meu livro Histórias das vida, pequenos contos, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/05/2023
Código do texto: T7777200
Classificação de conteúdo: seguro