Mini conto- Fala tim tim por tim tim

O menino era muito preguiçoso, não queria saber de estudar, assim só tinha notas baixas na escola. Um dia, a mãe resolveu dar uma lição no filho. Chamou-o e lhe disse: Meu filho, de hoje em diante, você está proibido de sair de casa, enquanto você não resolver estudar e tirar boas notas.

Ele ficou ali, parado. Não disse nada. A mãe estranhou mas pensou que o garoto estava em choque e que logo, logo, veria que a coisa tava difícil para ele.

No dia seguinte, cedinho a mãe acordou e estranhou o silêncio total na casa. Levantou-se e foi direto ao quarto do filho. Ricardo dormia como um anjo. A mãe chamou e ele finalmente abriu os olhos. Parecia não entender nada. Perguntou: "- O que foi mãe?"

Dona Vivian olhando-o respondeu brava:

"- O que foi? O que foi pergunto eu. Isto já não era a hora do mocinho estar pronto para ir para a escola?"

Ele, surpreso disse, com a cara mais lambida: " - Mas a Sra me proibiu de sair de casa!"

A mãe confusa pergunta: "- Como assim?"

Ricardo, se espreguiçando, fala com toda calma:" - A Sra disse com todas as letras que eu estou proibido de sair de casa. Não deu nenhuma excessão. Só falou que eu só sairia depois que resolver estudar e tirar boas notas."

A mãe: " - Menino, deixa de querer me enrolar, trata de te aprontar para ir para a escola, já, já! Quando chegares dela, teremos uma conversa de pé de orelha "

Ricardo lentamente se levantou e perguntou: " - Então não estou mais de castigo?"

O olhar que recebeu foi daqueles que até o menino estremeceu. Disse então: "- Não mãe, não precisa de conversa de pé de orelha, já entendi tudo o que a Sra quis dizer". A mãe observou que o filho massageava uma das orelhas, dando-se conta que de vez em quando, o pegava por ela para fazê-lo estudar. Deu um sorriso de canto da boca.

Seu filho não era bobo e sabia que ela não iria cair nas armações dele. Prá isso ele não tinha preguiça: interpretar suas falas levando sempre pro lado dos interesses dele. Agora sabia que quando fosse falar com ele tinha que dizer tudo, "tim tim por tim tim".