A GRUTA DA MATRIZ

A gruta anexa a Matriz de Santa Rita de Cássia em Santa Rita-PB, foi inaugurada em 15 de agosto de 1951, pelo fervoroso Monsenhor Rafael de Barros Moreira, nas décadas de 50, 60 e 70 do século 20, lá tinha escrito sobre a mesma: "Eu sou a Imaculada Conceição" e ou "Je suis l'Immaculée Conception", em língua francesa proveniente dos lábios da menor de apenas quatorze anos, Marie-Bernard Soubirous, em 11 de fevereiro de 1858, quando foi apanhar lenha nas margens do rio Gave.

Ex-vi o testemunho de Bernardete:

“Certo dia, fui com Toinette e Jeanne Abadie às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário de pérolas que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, várias vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Ainda que por analogia, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, no mundo cristão, recordando assim às dezoito aparições que a Virgem Maria fez a modesta camponesa francesa de quatorze anos, Bernadette Soubirous, vem daí a origem da internacional Gruta de Lourdes.

A gruta foi construída em Santa Rita - PB a mando do Padre Rafael de Barros, ao lado da Matriz de Santa Rita de Cássia, atual santuário, pelo pedreiro Severino Rodrigues, homem de poucas letras, porém, um arquiteto sem diploma que residia nas imediações do extinto Hospital Ceslau Gadelha, na Avenida Anísio Pereira Borges, antes da ponte ali existente.

Atualmente só existe a gruta e a referida citação o tempo levou...

Viva a Mãe do Verbo Encarnado!

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 15/05/2023
Reeditado em 15/05/2023
Código do texto: T7788597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.