"Espelho do Sótão"  - tema sugerido por

1627412.png Vanice Zimerman 

 

 

SUPER MINI DOS CONTOS

By Marilia Paixão
 

Espelho e Canivete ( Gisele Leite )

Um espelho vintage é apresentado desde sua produção à sua utilidade pelas mãos de uma escritora que não perde nenhum de seus reflexos; não lhe escapa os que alimentam vaidades e os que armazenam lembranças.  Belo trabalho.

Marília L Paixão


1627380.png


Nas alamedas da alma ( Mary Fioratti )

Um espelho, uma boneca de pano, uma mãe que sorri com olhos marejados, a caligrafia impecável do avô… As coisas que Mary escreve embala o baú de lembranças de qualquer um. Seus dedos tocam o ponto emocional de seus leitores suavemente. Ela sabe apertar o play da sua criatividade e sentimentos.

Marília L Paixão 

 

1627380.png


Viúva Negra ( Sandra Laurita )

Há um espelho na casa da encruzilhada que é um sugador de almas. Nem vou contar que o número da casa é treze. Mas a autora nos surpreende após o suspense. Ela tem o dom de nos encantar e divertir.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

A Doida ( Marina Alves )

Dona de um riquíssimo dote de contista, a autora nos apresenta um espelho cobiçado por uma empregada ambiciosa que acaba se transformando na patroa morta. Vale a pena conferir os detalhes brilhantes da história.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

Identidade da dor ( Djanira Luz )

Um sótão a ser evitado possui duras histórias. As que assombram, trazem de volta as dores de validade infinita. Um conto que se atualiza por tratar de mazelas ainda sofridas, mas que vem cheio da beleza emocional que as mãos da autora sabem criar muito bem.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

Preso ao espelho (Cássia Caryne)

Um casarão que se mantém de pé com orgulho é comprado por um casal que fará uma incrível descoberta. Fica no ar os segredos do homem no espelho. Tanto do que fica, quanto do que foge… Uma estratégia da autora para cobrir seus leitores com o manto de um mistério continuo?

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

A imagem não era minha ( Zélia Freire )

Se a imagem não era sua, os sentimentos sim! E se os degraus exigem uma empreitada, se há muitas tralhas, elas trarão lembranças que merecem serem revividas mesmo em lágrimas. Um conto que acende as emoções do viver e que se inicia cheio de graça.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

O espelho a libertou ( Iêda Chaves )

Ao fitar no espelho uma pessoa sem graça e um tanto apagada, a protagonista de seus reflexos decidiu-se por outros que a fizera mudar tudo que podia para ver-se em uma vida mais bonita. Entre arte e autoajuda, um conto de renovação.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

Que susto ( Daisy Zamari )

Com sutileza, um conto sobre experiências juvenis abordando os primeiros medos, suas interações com mistérios e imaginações. Sim! O desconhecido se torna fascinante na vida real e na escrita. Uma abordagem feliz e doce.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

Trincados e surreais reflexos ( Vanice Zimerman)

Neste miniconto o espelho não é maldoso. Pelo contrário: guarda uma surpresa misteriosa que ao final se revela cheia de ternura. Vanice possui criatividade sobre telas, assim como um jardim sobre flores e presenteia uma escritora com uma linda homenagem.

Marília L Paixão 

 

1627380.png

 

O Espelho indesejado ( Marília L Paixão)

A vida é o aqui e o agora. O conto é iniciado com essa perspectiva. Em seguida surge nuances do que poderia ser um depois na vida de qualquer um. Talvez o que mais agrade na escrita simples, nem sempre direta e reta da autora, seja sua capacidade de marcar pontos onde ponto nenhum é esperado ou de apresentar suas perdas quando todos parecem garantidos. Há mistério em espelhos e na arte da escrita.

Marília L Paixão

 

1627380.png

DESTAQUES

By Mary Fioratti

 

1  -  ESPELHO INDESEJADO 
       Marília Paixão


O estilo de escrita de Marília é inconfundível. Entre a criação e sua história, ela usa sempre frases de impacto que nos fazem refletir. Assim é quando fala dos problemas do  mundo, o momento atual,  a invasão e a falta de privacidade -  um labirinto que não há como se sair dele. Como disse Vanice tão bem em seu comentário: "é viajar no imaginário feminino, com pinceladas de realidade".  Assim é Marilia, que com seu poder de observação, consegue nos chamar a atenção para os fatos subliminares.

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7812735

 

1627380.png

2 -  O ESPELHO A LIBERTOU
      Ieda Chaves Freitas


Ieda analisa nesse conto os momentos de Narciso de todos nós: as conversas mudas e intermináveis com o espelho.
Fala da beleza exterior ligada a leveza da alma. Chama a atenção na segurança -  aquela interior , e mostra que sempre há um outro angulo do espelho (a reflexão). E foi isso o que fez  nesse conto -  quando Maria resgatou sua auto-estima.
Uma grande contemplação sobre a beleza interior e exterior.

https://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/7812713

 

 

1627380.png

3 - A DOIDA
     Marina Alves


As descrições de Marina em seus escritos são tão vivas que podemos sentir o cheiro do mofo, ouvir o estalo das escadas de madeira, imaginar a beleza rica do espelho que descreve.  Com a riqueza de sua escrita, dá até para visualizar o casaco xadrez de Maria. Um mistério e suspense com um fim inesperado!  Parabéns  pelo belo trabalho!

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7812746

 

 

1627380.png

4 - ESPELHO & CANIVETE

      Gisele Leite

 Não é nenhuma novidade o poder de criatividade de Gisele. Nesse conto, especificamente, muito interessante  a comparação entre o espelho (vaidade) e o canivete (múltiplo usos). Esse contraste atingiu também a figura masculina e feminina  - mostrando a diferenciação nas escolhas. A menina encantou-se com o espelho, o menino com o canivete. E no final,  o questionamento :  para que serve a vaidade?  Uma pergunta dificil de ser respondida!  

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7812724

 

 

 

 

 Um abraço carinhoso a todas.

 

 

Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 16/06/2023
Reeditado em 16/06/2023
Código do texto: T7814986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.