Peru

O Pacífico é um Andes de água e os Andes é um Pacífico de areia. No aquário gelado do Pacífico, a ressurgência traz os nutrientes que alimentam cardumes de peixes e comunidades de pescadores. No aquário do Pacífico, pescadores e peixes são pescados e viram farinha. O atum é pescado no Pacífico e enlatado na fábrica enquanto os pescadores são enlatados como atum no capitalismo.

Batatas e milhos são os peixes dos Andes, o Pacífico de areia. Camélidos são canoas que carregam milho e batata navegando nas montanhas andinas. Aimarás e quéchuas pescam batatas e as carregam em seus aguaios. Os atuns são pescados por redes no Pacífico e o milho e as batatas dão pescados por aguaios nos Andes. Areias são águas que desaguam no oceano e as águas são areias que batem nas planícies costeiras.

No pacífico peruano o homem é enlatado como atum; nos andes os homens são ensacados como batata e milho e na Amazônia são destruídos como árvores. A Amazônia peruana é um mar de florestas e um mar de rios. A floresta é um mar que dá vida aos rios e o rio é um mar que dá vida a floresta.

O milho é um peixe comprido que nasce nas ondas das montanhas andinas e na floresta amazônica. Navegam nas montanhas andinas e nas terras baixas amazônicas e do litoral trinta e cinco variedades de milho com cores que variam desde o branco, amarelo, preto, laranja e avermelhado. O peixe é o milho das águas que as terras altas não veem e o milho e a batata são os peixes da terra que as terras baixas da Amazônia e do Pacífico não veem.

A batata é outro peixe da terra. Quéchuas, aimarás e outras etnias cultivam três mil e quinhentas variedades de batatas nas ondas das terras altas e baixas. A interação entre a terra e o homem permitiu que a diversidade de batatas chegasse a esse patamar.

Batatas são peixes da terra de cor vermelha, verde, marrom, amarelo, azul, roxa, púrpura e preta cultivados por três milhões e seiscentos mil peruanos em setecentas e trinta mil famílias no litoral do Pacífico, Andes e na Amazônia do Peru.

A democracia que não é mais democracia de Baluarte; o autoritarismo de Fujimori que castrou milhares de mulheres indígenas como se fossem animais e o neoliberalismo pescador de direitos e ideologias de Kuczynski, Vizcarra; Toledo e Vargas Llosa não pescará e nem vencerá o Peru da liberdade e da diversidade do milho, da batata, do pescado, dos camélidos, dos aguaios, dos quéchuas e dos aimarás.

Bruno Valverde
Enviado por Bruno Valverde em 18/07/2023
Código do texto: T7840084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.