O DESAPARECIMENTO DO QUEVARA

A todos que se indignam contra aqueles que manipulam a mente humana para fins escusos e os que tentam justificá-la alardeando que é para a salvação do homem.

O autor

Esta é uma obra de ficção e os aspectos apresentados são mera coincidência.

O DESAPARECIMENTO DO QUEVARA

- D. Calú, D.Calú, acorde, acorde. Não consigo encontrar o Quevara.

- O que é, João, está muito frio para levantar. Não enche. Pelos deuses do Olimpo, me deixa dormir, fala D.Calú. Mas o que queres, já que me acordaste?

- Já estive em todos os lugares conhecidos e ninguém sabe nada dele nem viu. Até telefonei pra gringa , e ela disse que o Quevara nada havia dito, mas que sumiria por uns tempos.Ela não tem notícias dele também.

- João, me espera lá no Magrão que já vou.

- Está bem, está bem, D.Calú. Mas não demore.

Estava muito frio em julho. A Rua da Praia parecia estar dentro de uma geladeira e a cerração vinda do Guaíba não parecia querer dissipar-se.

- Mas que água fria.. BrrrrBrrrrBrrrr. Onde será que se meteu o Quevara? Pois é, já faz mais de mês que não o vejo. Onde será que se meteu? Temos de achá-lo. Pensava D.Calú enquanto fazia sua higiene matinal.

O bar do Magrão estava cheio. Os taxistas tomavam seu café tradicional, um valente pingado com pão e manteiga, como dizia D.Calú, contavam a féria e os causos da noite.

João, chega muito preocupado e pergunta se não tinham visto seu amigo.

- Alguém viu o Quevara por aí?

- Olhe lá, aquela hippie falava nele e chorava ontem lá na esquina, falou um taxista.

Era uma integrante da TRIPA que passava no momento em frente ao bar. Por sinal, a moça mais preocupada com a transformação da Tildes.

D.Calú já estava nas proximidades e atento a tudo o que se passava.

- Guria, vem cá! gritou João.

- Eu?

- Sim, vem cá.

Quando a moça chegou perto, era Luluca. Com a saia e blusa tipo hippie dos anos 70, sandália baixa de couro cru marron, cabelos com trancinhas, piercing no nariz, uma sacolinha feita de estopa enfeitada , as mãos cheias de anéis . Logo João a foi indagando.

- Como é, tens visto o Quevara?

- Não, depois da consulta não o vi mais.

- Nããããão?

- Não!

- E os teus amigos, aqueles destrambelhados?

- Ah, não chame os meus amigos de destrambelhados, tá. Ainda mais agora que o Stanley está diferente, a Doizinha só quer saber de música gaúcha. Só o Bergamota ficou comigo. Mas nenhum de nós é o mesmo depois da consulta com o Seu Quevara. Não sei o que será da TRIPA agora. O nosso grupo era tão atuante... falou a garota com voz delicada e meio chorosa.

- Mas o quê o Quevara fez prá vocês?

- Tudo, Seu Calú, tudo.

- Conta, então. Desembucha, falou João

- Ah, eu não posso dizer, mas a Tildes fez uma terapia de acompanhamento e manutenção. Sempre ia lá no consultório do Seu Quevara. Estava cada vez mais feliz. Ela se modificou tanto....Nunca mais nos deu apoio nem orientações de como combater essa sociedade decadente e agonizante. Sabe, ela até está trabalhando como consultora de moda no shopping. Que ódio, Seu Calú.

- Então a Tildes tá no meio desse rolo, não é, guria? Eu sabia.

- Não sei o certo, Seu João, mas o que sei é que a TRIPA não é mais a mesma.

- A TRIPA não é mais a mesma?

- É!

- E daí?

- E daí que até a GOSMA está diferente. Ontem mesmo, o nosso representante no Conselho Superior disse que agora as coisas mudaram e que era para esquecer tudo o que pregávamos, que agora é tudo paz e amor, etc e tal. Estão todos contra nós. Como podem ser contra nós?

- Estamos perdidos nos nossos propósitos e na singularidade do tempo.

- Mas que propósitos? indaga João.

- O de transformar a sociedade.

- Já vem essa conversa de novo. Vocês têm de apanhar uma Bíblia Sagrada e ler de fio a pavio para aprender os ensinamentos de Cristo ressuscitado.

- O senhor é pastor agora, Seu João?

- Sim, me converti após receber um sinal de Deus e ter visto muita gente perdida e descrente como vocês.

- Ah, bom.

- Nem tem de bom nem bom, guria. Mas me diz onde anda o Quevara. Vamos, desembucha.

- Uma coisa de cada vez, Seu João. Mas não me pressione, pois hoje não estou inspirada. Ainda mais que não podemos ver a nossa inspiração, tá!

- Mas que inspiração, guria?

- A ponta da chaminé do gasômetro, Seu João.

- A ponta da chaminé? Era só o que me faltava. Esses destrambelhados se miram na chaminé do gasômetro. Vocês tinham é que se mirar no Evangelho de Jesus Cristo.

- É, Seu João, até que daria, pois Fidel e Cristo são cristãos que admiro.

- Mais essa agora. Mas desde quando Fidel é cristão? Só pode ser da igreja de vocês. E só podem ser vocês, um bando de destrambelhados, para acreditar nisso. D.Calú, me segura senão vou acabar dando uma surra com a Bíblia nessa guria.

- Calma, João. Esqueces que és ministro agora?

- Não esqueci, D.Calú. mas também não esqueci que devo limpar no fogo do inferno esses desgarrados e infiéis. Além de tapados, burros e ignorantes. Essa religião ditada pelo partido é como o vício.

- Como vício, Seu João?

- Sim, guria, o vício é inerente ao ser humano e conduz quem o pratica a uma posição de subserviência total e brutal. O homem passa a ser escravo daquilo.

- Mas a TRIPA não é escrava de ninguém, Seu João. Sempre tivemos o partido como a vanguarda da sociedade e do Estado. Sempre consideramos o cidadão livre para fazer o que quiser desde que não atente contra os ditames do partido. Sempre seguimos as orientações valorosas do nosso guia, o Stanley e também as do Carlos Beria, nosso grande líder.

- É, nessa guria o Quevara não fez o tratamento.

- Que tratamento, Seu Calú? falou Luluca

- Temos de achar o Quevara e essa destrambelhada .....

- Pois é, Seu calú, Já disse que estão todos contra nós. Só temos o consolo da tia do Lenininho. Mas olhem , lá vem o Beria.

- Onde , guria?

- Lá, Seu João, apontando para a esquina.

De fato, Beria vinha a passos largos na direção de um táxi. Terno de microfibra azul marinho bem cortado, cara limpa, uma pasta 007 bem nova, e estava muito bem tratado.

Mas foi interceptado pela garota antes de embarcar.

- Beria, não me reconheces?

- Sim, Luíza Helena, mas a conheço de outra vida.

- Por que me chamas assim? mas que vida, Beria?

- Meu nome não é Beria. Sou um servo do Senhor e me chamo Sebastião. Ah! Mas lá está meu guia, o ministro João.

- O João?

- Sim, ele que também se converteu e eu sou seu auxiliar e daqui a pouco tempo estarei em condições de substituí-lo nas suas faltas aos ofícios.

- Mas a GOSMA e a TRIPA como ficam na sua luta contra essa sociedade neoliberal, o capitalismo e a globalização agonizante?

- Procurem seu caminho e esqueçam tudo o que pregavam. Segurem as mãos de Deus e vão. Deixem que Ele vos leve.

- Nos leve para onde? Falou Luluca com sua voz melodiosa.

- Para o raio que os parta, guria, interrompeu a conversa João.

- Calma, João, falou um taxista.

- Não tem calma nem calma O meu amigo desapareceu, essa turma estava afim de aprontar contra ele. Diversas vezes o perseguiram e o ameaçaram. E Quevara desapareceu a mais de um mês, e essa destrambelhada sabe algo, mas cala. Sempre os vi rirem e dizendo que estavam satisfeitos, não estavam sendo mais incomodados. Agora entendo o seu contentamento. Agora que o consultório está lacrado pela polícia, muitos processos contra ele....

- Pois é, João, falou um taxista , o Quevara mexeu com muita gente. Sempre ouvia histórias dele no meu táxi.

- Sei disso, Olegário, mas ele descobriu uma esquizofrenia e curava as pessoas. Veja o caso da Tildes.

- Sim, João, ela queria até fugir com ele pra fronteira. Tavam combinando ir lá prás bandas do Passo da Guarda.

- Ah, é? Mas me deste uma pista, Olegário. D.Calú, vem cá.

Saíram D.Calú e João para um canto enquanto a Luluca e o Sebastião saíam de táxi agarradinhos.

- João, não achas que o Quevara foi para a estância do Toríbio, aquele amigo que conheceu lá no Quarai?

- É, D.Calú. Mas se a Tildes está aqui, trabalhando no shopping, não sumiu com ele, não é. Agora, se ele foi prá fronteira....

- Sim, faz sentido e já é uma pista. Que sugeres?

- Olhe, vou contactar uns irmãos da igreja e, se ele estiver por lá, logo saberemos. Qual era o nome da estância? Mas deixe comigo, D.Calú, que desta vez a investigação trará resultados logo.

- Está bem, João.

Quando a tensão aliviou com a pista da Tildes, descansaram o corpo, desanuviaram a mente lembrando fatos da vida com o Quevara, a descoberta do processo judicial, o lacre do consultório, as perseguições da TRIPA , do PUTTASS , do COCA e do FANTA, das descobertas de Carlasi e o desespero da Tildes ao saber que o escritório do Stefãnio tinha induzido alguns psiquiatras a entrarem com ação contra Quevara por charlatanismo; a ação seria dirigida pelo escritório pois Stefãnio estava afastado , mas ainda mandava. De Carlasi, foi marcante o rolo aprontado na última reunião do condomínio em que apontou o escritório do Stefânio como o que patrocinou a ação contra o tombamento do prédio e etc...

Tomavam uma cerveja preta para matar a saudade, quando viram retornar o táxi que levou Sebastião e a Luluca.

- Oh! Martelo, onde levaste aqueles dois?

- Ah, Seu João, o Sebastião mandou lhe dizer que levaria a guria prá umas benzedura numa "igreja" lá na Cavalhada. Ela tava precisando muito. Ia mostrar um tal de Guascaço pra ela, não sei o que é.

- Nem tente, nem tente. É, Martelo, o Quevara deixou seguidores. E se sumiu mesmo, agora só nos resta contar suas histórias.

- E que histórias, D.Calú.

- Foi um privilégio ter convivido com ele. Mas ele vai retornar um dia. Sinto que está bem. Só dando um tempo, acredito, com certeza.

- Ah, bom.

Obs- 1. o PUTTASS- Piquete União dos transformistas Transgênicos Anarquistas Socialistas e o ERVABOA- Ervateiros Revolucionários da Várzea, Beira e Orla do Guaíba e Adjacências, integram o GRUDE-Grupo União dos Destemidos Esquerdistas;

2. o COCA- Comando Organizado Caçador , o FANTA -Fanáticos Tântricos e o PINGA- Patrulha Integrada Naturalista dos Grupos Ansiosos integram o GRASPA-Grupo Altaneiro de Proteção aos Alcoólicos Socialistas

3. a GOSMA- Grupo O Socialismo é Mais Acima é composto pela TOSA- Turma o Socialismo Ansioso, a TRIPA-Turma Reformadora dos Inquietos e Pacatos Socialistas, a LATA-Luta e Ação Táticas Anarquistas e a TRAMPA- Turma Responsável pelos Assuntos Multimídia dos Pacatos Anarquistas.