De pai pra filho

Seu Gualberto homem simples da roça, chegou com o seu menino e perguntou:

- Oh rapaz, ainda não arrumou trabalho?

Mais que depressa o filho estancou o pai dizendo:

Pai o senhor não precisa se preocupar, já tenho um emprego.

- Uxi...Tão rápido assim?... Respondeu o pai.

E continuou Lulu:

- Me enviaram uma mensagem, pelo e-mail, perguntando se eu queria trabalhar. Ai não contei história, disse que sim. Então eles me mandaram cadastrar-me na internet. O que o senhor acha?

Seu Gualberto, homem do interior, sem muito estudo, ranzinzamente falou:

- Filho, no meu tempo, o meu pai me dizia, que trabalho fácil era pra bandido.

E o menino continuou:

- Mas pai esse é o futuro. Não preciso pegar sol na moleira, encher as minhas mãos de calo com a enxada, pra ter um pouquinho de dinheiro.

E o pai respondeu:

-É filho, o mundo hoje é dos espertos. E eu sou apenas um velho, que não tem muita instrução. Mas te digo, que tem cheiro de defunto nesse mato.

E o filho não quis saber e continuou na tal de internet. Fuçando pra cá, fuçando pra lá. Até que ele começou a fazer umas tarefas , onde ele recebia 10,00 reais, 20,00, 35,00 e então pediram que ele depositasse numa conta 100,00. Ele obcecado, com a ideia, tirou dinheiro de sua poupança e depositou. Feito isso, recebeu mais tarefas e ganhou 300, 00. Todo empolgado falou ao Gualberto:

- Olhe pai como se ganha dinheiro?... e mostrando a tela do computador, fez o seu pai ver o valor recebido.

O velho pensou e disse:

- Como é isso já, tu pagas pra receber?

respondeu o rapaz:

- Sim pai, dou um valor e recebo outro maior. Viu como é agora velho?... Paguei e recebi. E pelo visto, até o final da tarde estarei com um bom dinheiro. Tudo isso nu único dia.

Seu Gualberto pôs o óculos, deu um visto e só balançou a cabeça concordando desconfiado. Depois acrescentou:

- Bem filho, tu estás então com a vida feita. Vou me deitar e aproveitar a sombra da tarde, antes da chuva chegar.

E armou uma rede, na sombra de uma arvore e foi dormir.

Enquanto isso Lulu, seguia fazendo o seu trabalho cheio de tarefas. Pagando e recebendo....Até que chegou num valor considerável... Ele tinha que pagar 12.000, para receber 30.000. Como aconteceu nas outras vezes. Porém dessa vez, ele titubeou, mas sob efeito dos ganhos anteriores pagou.

A chuva veio intensamente e o seu Gualberto saiu as pressas da rede , deparando com Lulu entristecido e choroso. Então quis saber:

- Filho o que houve?... Já foi despedido?... Falou em tom irônico.

E o rapaz, mais querendo um apoio respondeu:

- Ah pai, bem que o senhor me aviso. Dinheiro fácil, tem um preço alto.

E relatou que pagou 12.000 e já fazia mais de 2 horas que não recebia mais nenhuma informação do saite.

Em prantos disse:

- Poxa pai eu deveria ter parado quando recebi 5.000. E o velho, que estava um pouco molhado falou:

- É filho, infelizmente a gente pensa, as vezes só com os olhos e não com a razão. Eu nem tenho essa tar de facudade, mas aprendi com o meu pai, que dinheiro fácil, não se tem lucro não.