Autocontrole no Trabalho

Tenha autocontrole sobre si mesmo. Aprenda a controlar suas

emoções. São elas que vão determinar a pessoa que você é.

Damião Maximino

O outro coachee se chamava Roberto, era um homem com 45 anos. Era extremamente organizado e meticuloso em tudo que fazia. Seu escritório era impecável, sua agenda estava sempre atualizada e seu horário de trabalho era rigorosamente cumprido.

Roberto, ao longo dos anos, desenvolveu transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva que é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade ou eficiência) que acaba interferindo na conclusão da tarefa.

Roberto tinha uma rotina extremamente rígida. Levantava-se sempre às 5 da manhã, tomava seu café da manhã no mesmo horário todos os dias e saía de casa pontualmente às 7:00. Chegava ao escritório antes do horário de expediente, conferia seus e-mails e começava a trabalhar assim que o relógio marcava 8 horas, ficava no trabalho até às 20 horas, dia após dia, ano após ano.

Ele se dedicava ao trabalho de corpo e alma. Ficava horas a fio em sua mesa, sem se distrair com conversas paralelas, redes sociais ou qualquer outra atividade que não fosse relacionada ao trabalho. Roberto não era casado e nem filhos, não tinha amigos próximos e mal saía de casa nos finais de semana. Sua vida era voltada inteiramente para o trabalho. Seus pais, faleceram no acidente de carro, ele era filho único. Seu hobby era assistir série na Netflix, HBO e Prime Vídeo.

No início, essa dedicação extrema lhe rendeu elogios e promoções na empresa que trabalhava. 25 anos trabalhando assiduamente, sem perder um dia e só tirava 10 dias de férias por ano, sempre do dia 20 de dezembro até 01 de janeiro do ano seguinte.

Ele se tornou referência em sua área de atuação e era constantemente requisitado para tomar decisões importantes e até fazer palestras. Mas, aos poucos, Roberto começou a perceber que sua obsessão pelo trabalho começou a prejudicar outras áreas de sua vida. Tinha um sono cheio de pesadelos.

Ao assumir a gerencia geral da empresa, ele estava no controle de tudo, pior, não sabia delegar, a sua tendência era de fazer tarefas importantes sozinho e a desconfiar da ajuda dos outros, por que achava que não iria fazer as tarefas do jeito que ele gostaria que fizesse. Aliás, era difícil agradá-lo!

Sua saúde começou a se deteriorar devido ao estresse constante. Ele desenvolveu úlceras no estômago, não dormia direito e passou a ter problemas de memória. Além disso, ele se sentia solitário e vazio, pois não tinha tempo para cultivar relacionamentos pessoais.

Um dia, Roberto teve um colapso no escritório. Desmaiou e foi levado às pressas para o hospital. Os médicos diagnosticaram uma exaustão extrema e recomendaram que ele se afastasse do trabalho por um tempo para se recuperar.

Durante sua licença médica, Roberto teve tempo para refletir sobre sua vida. Foi aí que ele recorreu a um Coach em Gestão de Emoções.

Logo percebeu na conversa que estava se afundando em um ciclo vicioso de trabalho compulsivo, onde sua identidade se resumia a sua carreira. Ele ficou convencido que precisava fazer uma mudança. Pois, a mudança estava na sua mente!

Quando retornou ao trabalho, depois de 6 meses, Roberto já não era mais o mesmo. Roberto começou a estabelecer limites saudáveis. Passou a separar tempo para atividades físicas, lazer e convívio social. Ele começou a sair para ir a teatro, cinema e campo de futebol, a praticar Squash como atividade esportiva e a dedicar tempo para si mesmo. Inclusive começou a namorar. Ele conheceu num encontro de colegas do trabalho, ela era irmã de uma colega de trabalho.

Essa mudança gradual foi fundamental para que Roberto conseguisse equilibrar na sua vida profissional e pessoal. Ele percebeu que sua produtividade e satisfação no trabalho aumentaram quando começou a se permitir um tempo para descansar e se divertir.

Hoje em dia, Roberto é um homem transformado. Ainda é extremamente dedicado ao trabalho, mas encontrou um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades profissionais e sua vida pessoal. Ele não permite que o trabalho consuma tudo ao seu redor, e aprendeu a valorizar outras áreas da vida que são igualmente importantes.

Namorou por seis meses apenas, é já marcou a data de casamento.

Roberto deu uma guinada na vida pessoal e profissional, aprendeu a ser gestor de suas emoções. Ele diz agora: Podemos controlar a nós mesmos e submetermo-nos à vontade de Deus. Possuímos vontade própria? Sim. Ela é uma dádiva, um traço de caráter moldado por Deus.

Roberto disse mais: que Deus colocou a vontade dentro de nós e teremos muita satisfação se a deixarmos ser controlada pela vontade do Todo-Poderoso. Que a vontade do homem seja inflexível no que for correto.

A história de Roberto serve como um lembrete de que, apesar da importância do trabalho, é fundamental dedicar tempo e energia para outras áreas da vida. O equilíbrio é a chave para uma vida plena e feliz.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 28/09/2023
Código do texto: T7896007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.