Viena e Fazenda Santa Rita

Desceram do ônibus de turismo no centro da cidade porque não queriam participar da programação da agência. Planejaram um tempo livre para explorar Viena sozinhos. Helena leu muito sobre esta cidade e queria passear a pé sem destino, apreciando tudo, o povo, a arquitetura, a gastronomia. Jorge notou que um outro casal também desceu e resolveu puxar assunto.

— Boa tarde! Vocês também querem uma tarde livre?

— Sim. Estas viagens com o tempo cronometrado às vezes são muito cansativas. Queríamos caminhar pela cidade.

— Descemos do ônibus pelo mesmo motivo, Vocês têm o hábito de caminhar? Estamos planejando passear a tarde toda. Perder um pouco nesta cidade linda e com tanta história. Eu sou Jorge e esta é Helena minha esposa.

— Se quiserem companhia é isto que também queremos fazer neste resto de dia. Sou Mário e esta é Flávia, minha esposa.

Saíram os quatro conversando e desfrutando da paisagem e da cidade. Embarcaram em um cruzeiro pelo Rio Danúbio. Depois de acomodados começaram a conversar com mais calma. Mário e Flávia são de Ribeirão Preto. Flávia tem uma fazenda grande de criação de gado de corte e Mário viaja São Paulo e Minas Gerais comprando bois e bezerros para vender em Ribeirão Preto. Jorge tem uma fazenda no sul de Minas Gerais de criação de gado Nelore.

—Mário, meu caseiro sempre recebe uns compradores de gado de Ribeirão Preto e vendemos umas cabeças de gado para eles.

Mário pergunta para Jorge detalhes sobre a localização da sua fazenda e descobre ali, em um cruzeiro pelo Rio Danúbio, que ele compra gado de Jorge há três anos.

— A fazenda Santa Rita é sua? Faço negócios com o seu caseiro, o Geraldo. Hoje mesmo fiz uma transferência bancária para sua conta. A última parcela do gado que comprei este ano. Já deixei com o Geraldo a quantidade de bezerros e bois que vou comprar quando voltar para casa. Daqui a trinta dias estou na sua fazenda. Gente! É muito doido! Conhecer o dono da fazenda Santa Rita em Viena! Fazenda que eu visito e negocio já faz tempo. Até dormi lá um dia de muita chuva. Geraldo me convidou e eu aceitei na hora. E eu que nem queria viajar nesta excursão. Tenho medo de avião e só sei falar o português. Flávia me trouxe quase amarrado.

E rindo muito completou:

— E me fez prometer que não falaria de bois com ninguém! A primeira pessoa que eu converso é com você Jorge! Falava rindo e olhando para Flávia.

Jorge, também gargalhando:

— Helena não gosta da fazenda e nem de ouvir falar sobre ela. E você também é a primeira pessoa com quem converso nesta viagem.

Os dois não paravam de rir e de falar sobre amigos em comum da fazenda e da cidade de Jorge.

Helena e Flávia passaram o resto da viagem juntas. Fizeram compras, saíram à noite sempre ouvindo histórias de fazenda e bois. Hoje são boas amigas e viajam, as duas, uma vez ao ano.

Jorge e Mário encontram duas a três vezes por ano na fazenda Santa Rita. Negociam gado, pescam e contam para todos e várias vezes a história de como se conheceram. Claro! Achando muita graça e rindo muito.

Márcia Cris Almeida

11/10/2023