É MAIS FÁCIL NO GOOGLE (BVIW)

 

- Mãeee!!! O que significa  frondes, rafeiro, kirau, poje e alfôgar? – A mãe, que é doutora, mas especialista em outra área, gritou de lá: sei não, já pesquisou no Aurélio? 

Num resmungo a mocinha disse para a companheira de leitura: É mais fácil no Google. E jogou o livro para o ar. Era Iracema de José de Alencar que precisava ser lido e interpretado, tarefa passada pela professora de literatura.

 

A avó , que estava por perto, entretida com palavras cruzadas foi se  chegando ,  apanhou o livro e falou: diga ai mocinha, não está gostando da história da “virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que o talhe da palmeira? – Então,  indagou  a neta: vó, o que você entende por interpretação? -   Respondeu a avó: Entendo que uma  tarefa do leitor a  atribuição de  sentidos a uma palavra ou a um texto, é ele quem vai tecendo a leitura e elaborando sua rede de interpretação. E essa tarefa  é pessoal, variando de acordo com a preparação intelectual do leitor, de sua familiaridade com a literatura, de sua formação cultural. Dificilmente dois leitores farão leituras idênticas  de um mesmo texto.

 

Mas vó -‘insistiu a neta – você disse que dificilmente dois leitores farão leituras idênticas de um mesmo texto, como é então, que a professora quer que o pensamento da  classe bata com o dela quando está em jogo a interpretação de um texto? – E a avó Respondeu: como já expliquei e assim aprendi, que a decodificação do texto é obra única e exclusivamente do leitor, de sua bagagem literária, da sua familiaridade com a literatura é que depende o nível de compreensão. 

- Valeu vó, me devolva Iracema – E começou  a ler em voz alta  sob os ouvidos atentos da colega) sem deter-se nos  “alvos fios do crautá, das agulhas da juçara, no aro e a uiraçaba e no olhar de oitibó”...

E avó retornou para suas palavras cruzadas... Polimata egípcio que serviu a Djoser com sete letras... ???

cleardot.gif

ACg8ocKmdqlRJ6vBOG5LxWbqiLC-TsHh5ShA7HGnVq5hYxAxRXo=s40-p

ResponderEncaminhar

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 14/11/2023
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T7931761
Classificação de conteúdo: seguro