Meu vô e a garrafa d'água

"Não se desperdiça água mesmo estando rodeado dela".

Disse meu avô em seu barco enquanto eu me perguntava de onde havia saído tal coisa do nada.

Como é, vô?

"Não se desperdiça água mesmo estando rodeado dela".

Eu ouvi a frase, só não entendi o motivo de tê-la dito, ainda mais com esse olhar pro horizonte, em direção ao nascer do Sol que ainda nem apontou.

Está vendo a nossa volta a quantidade de água absurda que nos cerca?

Claro, vô. E não é pra menos, estamos no oceano e há água nele.(disse rindo de forma respeitosa)

Sim, eu sei que estamos no oceano(alguns bons metros da praia) e que há água nele, e este é o tema. Nós madrugamos aqui hoje, chegamos por volta de duas da manhã e ainda nem saiu o Sol.

Onde o senhor quer chegar?

Lembra que disse a você para dividirmos as tarefas e que eu traria as iscas enquanto você traria algo para comermos? Além disso, fiz questão de dizer que traria a água para passarmos um dia inteiro...

Sim, vô. Lembro que o senhor me disse que não poderia me esquecer do repelente também, e do protetor solar. Tenho tudo aqui.

Eu também, só que...

Só que o quê, vô?

A água...

O que tem ela? O senhor se esqueceu?

Não!! (riu de gargalhar, e em seguida, ficou sério e olhou pra mim)

Meu netinho, eu trouxe tudo em grande quantidade para passarmos o dia, menos água.

Eu trouxe uma pequena garrafa de água e se não nos atentarmos e economizarmos, ela não será suficiente para essa jornada.

É só voltarmos mais cedo, vô, assim que a água acabar. Disse eu, sem querer passar aperto.

E o que você aprenderia com isso?(Retrucou ele)

Na vida, você não vai poder desistir tão fácil.

Aquilo bateu em meu peito como uma pedra lançada pela tromba de um elefante.

Ali entendi a necessidade de poupar e de economizar nos momentos de abundancia, porque estávamos rodeados de agua, mas não poderíamos bebê-la. E a sua frase ficou cristalina na frente dos meus olhos inexperientes.

"Não se desperdiça água mesmo estando rodeado dela".

Foi um dos dias mais marcantes de minha vida, e meu vô gravou este aprendizado em meu coração pra vida toda. Pra todas as áreas dela!

Muito obrigado, vô.

Lucas Rodrigues do Carmo
Enviado por Lucas Rodrigues do Carmo em 04/01/2024
Código do texto: T7968902
Classificação de conteúdo: seguro