Um papagaio bilíngue

O papagaio do senhor Domingos desaparecera em pleno domingo do começo de uma semana qualquer no mês de abril do ano de 2023.

Esse papagaio,chamava-se carinhosamente de José pelos vizinhos do quarteirão ou de louro José por seu tutor Domingos.

José ou louro José tinha sumido, repentinamente,batendo rapidamente suas asas esverdeadas,assim que o senhor Domingos abrira sua gaiola e este foi para a sua cozinha tomar o café da manhã,como de costume e esquecera de fechá-la e foi então que em pouco tempo,foi o suficiente para que seu papagaio desaparecesse e nunca mais voltasse.

Domingos até colocara em vários postes cartazes com a foto de seu mascote relatando o desaparecimento ,já havia cerca de um ano que sua ave havia desaparecido e nada de retornar até nas mídias televisivas,Domingos resolveu aparecer para pedir encarecidamente que se alguém o tivesse visto ou tê-lo capturado por aí que o devolvesse que ele tinha dono e ainda haveria gratificação.

Domingos morava na região do Pantanal na fronteira com a Bolívia e felizmente,num certo dia,já sem esperanças,eis que,subitamente,surge ali,em sua casa novamente,José ,seu papagaio ,louro José.

E seus olhos encheram-se de lágrimas de emoção por vê-lo novamente depois de tanto tempo.

E o que o senhor Domingos não esperava que seu papagaio voltasse falando espanhol em vez de português!

E ele afirmou consigo mesmo! Que coisa mais estranha!

Parece que você José passou a ouvir e de tanto repetir acabou aprendendo espanhol,isso,mostra que sua ausência não foi em vão,pelo menos aprendeu algo,outro idioma,e ele acabou tornando-se um papagaio bilíngue, provavelmente,ele esteve em algum país hispânico fronteiriço com o Brasil,decerto,alguém deve tê-lo capturado e ensinado bem o espanhol,quando,o papagaio José o ouvia,e que após,fugir,outra vez,sabe-se lá de onde,de algum outro lugar,após,tanto ter voado por aí,lembrou e decidiu voltar para o seu lar doce lar,agora,eis a questão,qual entre as duas línguas,o papagaio falaria português ou espanhol? Ou será que seria ambas?

Autor: Wilhans Lima Mickosz

Wilhans Mickosz
Enviado por Wilhans Mickosz em 10/01/2024
Reeditado em 11/01/2024
Código do texto: T7973678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.