Um dos pecados capitais

De Ágata para Safira em 24/06/2015

Safira boa tarde! Escrevo por e-mail porque não temos nenhum contato seu. Você não nos manda notícias tem quatro anos. Como tenho seu e-mail antigo, resolvi arriscar. Antes que você delete tudo sem ler, saiba que é urgente. Vou direto ao assunto: Estou com leucemia e preciso de uma doação de medula. Você, mamãe e papai terão que fazer um teste de compatibilidade para saber quem pode ser meu doador. Por favor me responda. Estamos numa luta contra o tempo.

De Safira para Ágata em 30/06/2015

Irmãzinha querida. Fiquei muito triste quando soube da sua doença. Leucemia aos 36 anos pode ser bem grave. O importante é se cuidar e tenho a certeza que papai, mamãe, César e Bia estão do seu lado, como sempre, te dando a maior força. Quer que eu faça o exame genético de compatibilidade e doe a minha medula? Claro! Se for compatível. Seus parentes mais próximos aí não fizeram? A Bia não pode né? Só tem 6 anos e será difícil ser compatível. Ela é só sua sobrinha. Tem quatro anos que ela é sua filha também, mas o que importa é a genética. Seus genes não sabem que houve a troca de mães.

De Ágata para Safira em 30/06/2015

Tem quatro anos que não sabemos da sua vida. Você manda mensagens secas e resumidas dizendo, estou bem e só. Não tem saudades da sua filha? De sua mãe e pai. Somos a sua família! Quatro anos é muito tempo para guardar mágoa. Não preciso e nem vou pedir perdão. As coisas não aconteceram como você pensa. Eu nunca roubei nada de você. Pelo contrário. Fugia do César sempre que o via. Não tenho culpa de trabalharmos juntos. Foi você que me levou para a sua firma. “A irmãzinha que nunca faz nada certo precisava ser ajudada. A burrinha e louca da família precisa estar sempre por perto para ser controlada.” Você não faz ideia do quanto eu evitei César. Ele me quis e insistiu tanto que me apaixonei. Onde está escrito que é crime apaixonar pelo cunhado? Somos, os três, só seres humanos que não controlam a vida. A Bia sofreu muito quando você a deixou aos dois anos e sumiu. Agora, como sempre, preciso de você. Há uma grande chance de você ser compatível e poder doar sua medula. Preciso que venha para casa. Eu preciso de novo de você. por favor Safira

De Safira para Ágata em 06/07/2015

Meu amor. Você me tomou o marido, a firma e a filha, você roubou a minha vida! Me fez pagar de megera que deixou tudo para trás e sair fugida para outro país. Agora precisa de mim, estala um dedo e eu volto? É assim? Para ter paz e poder viver tive que ir para longe de vocês. Estou em uma fase difícil da vida. Trabalhando muito. Refazer a vida aos 40 anos, sozinha, em outro país, não é fácil. Lembra quando te pedi muito para deixar as coisas como estavam? Para você levar o César e deixar meu trabalho e filha? Sabe o que você me respondeu não sabe? Ouvi uma voz controlada e bem baixinha: “ Agora você pede? A mais inteligente, bonita e bem sucedida está sem chão?” Estas palavras eu não esqueço.

De Ágata para Safira em 06/07/2015

Você nasceu na família errada e viveu a vida inteira na vida errada. A sua vida é a minha. Nasci para isto, nasci para ser você. Deus planejou assim. Agora me mandou esta doença para eu ficar com a sua medula. Conforme-se. Você nasceu para construir e me passar tudo que construiu. É sina, destino, carma o que você quiser, mas é assim. Aceite e venha logo fazer este exame. Aproveita e veja a Bia. Só tem um probleminha que quero que você entenda: A Bia não sabe de você. Para ela eu sou a sua mãe. Espero que entenda e respeite.

De Safira para Ágata em 10/07/2015

Você não está doente irmãzinha. Você é doente. Vou fazer a tipagem do meu DNA aqui mesmo e te mando o resultado. Se formos compatíveis irei até aí. Me manda por este e-mail o pedido do exame.

De Ágata para Safira em 10/07/2015

Só para responder este último e-mail você demorou quatro dias. Eu não tenho tempo Safira! Estou no hospital fazendo transfusão de sangue esperando a medula. por favor, seja rápida. Em anexo está o pedido de exame.

De Safira para Ágata em 10/07/2015

Irmãzinha agora você está preocupada com o tempo? Você teve muito tempo para armar quando tomou a minha firma. Você e o César armaram tão bem o contrato novo da sociedade, excluindo meu nome. Eu confiei e assinei tudo. Não sou a burra que vocês pensam. Sabia que passava tudo para você. Mas como você sempre me fazia sentir em falta pensei que este gesto iria te provar o meu desprendimento e vontade de te ajudar. Mas depois...Todos os dias que eu viver lembrarei de você e o César me comunicando que eu estava fora da firma, com um processo de lavagem de dinheiro e que vocês se amavam e iam ficar juntos. Ah! Tinha uma recompensa. Uma passagem para a Espanha e uma conta com um pouco de dinheiro para recomeçar. “Bia fica. Uma criança de dois anos não pode acompanhar a mãe bandida para fora do país.” Me diga agora irmãzinha: Como volto para o Brasil? Meu nome está limpo? Posso ser presa?

De Ágata para Safira em 10/07/2015

Tenho boas notícias. O seu processo não foi para frente. Na verdade, o Ministério Público nem fez a denúncia. César e os advogados da firma conseguiram provar que não houve crime fiscal e nem lavagem de dinheiro. Você está limpa. Pode entrar no país a hora que desejar.

De Safira para Àgata em 10/07/2015

Que boa notícia irmãzinha! Quando souberam dela?

De Ágata para Safira em 10/07/2015

Tem uns dois anos ou dois anos e meio. Na época resolvemos deixar tudo como estava. Quando quis te falar não sabia onde você estava vivendo na Espanha e nem o seu celular.

De Safira para Ágata em 10/07/2015

Entendo. Mas agora conseguiu comunicar comigo. Me deixa adivinhar: Agora você precisa né? Se não fosse por isto talvez nunca saberia que eu não sou uma procurada pela justiça aí no Brasil.

De Ágata para Safira em 20/07/2015

Já se passaram dez dias. Você fez o exame? Por favor me responda. Você é a minha esperança! Mamãe e papai não são compatíveis. Me ajuda por favor. Disseram que eu só saio daqui depois do transplante. Tenho que tomar sangue direto senão morro.

De Safira para Ágata em 30/07/2015

Irmãzinha, segue o resultado do meu exame. O mundo nos dá oportunidades de resgatar tanta coisa! Eu posso doar a medula para você. Só que estou com muitos problemas para resolver aqui e só posso viajar no início do ano que vem. Abraços para papai, mamãe, César e Bia. Vou deletar este endereço de e-mail. A sua história de vida não me interessa mais. Beijos, saúde e boa sorte irmãzinha.

Márcia Cris Almeida

08/12/2023