Os diabéticos caras de pau

Certo dia,o poeta Wilhans,como sendo diabético,resolveu fazer uma pesquisa para medir a glicemia de todos seus conhecidos também diabéticos para ver se eles se cuidavam e se controlavam a doença em si.

Ele começou indo à casa de sua professora de português Eliete que tinha um português afiado e também uma língua afiada para mentir,porque,quando,ele disse que iria em sua casa para ver como ela estava esta disse que estaria lá para conversarem sobre sua saúde,mas,ao chegar em sua casa,ela não estava lá presente,e então,o poeta Wilhans,de imediato,imaginou que ela estaria na feira de terça-feira.

Então,ele logo foi até lá para ver se a encontrava.

Ao chegar lá na feira,adivinhe só,ela estava a comer seu favorito pastel e a tomar seu caldo de cana como de praxe,ela na maior cara de pau tentando disfarçar e se esconder,mas,não dava,não tinha jeito, Wilhans a pegara em flagrante.

E ele lhe falou: Você não disse que estaria em sua casa à minha espera para conversarmos sobre o diabetes e para que eu possa verificar sua glicemia para você,e sua professora Eliete lhe disse, perdão,eu tinha me esquecido.

Wilhans, disse-lhe,está bem! Vejo que você está a comer pastel e a tomar caldo de cana,vamos então,verificar sua glicemia no aparelho de dextro que eu sempre carrego comigo

Ela lhe perguntou surpresa: Precisa ser agora mesmo?

Wilhans,respondeu: Sim,precisa!

Então,ao ele verificar,sua glicemia com uma picada no seu dedo com a caneta e a tirar uma gota de sangue de um dos seus dedos e de ter encostado o sangue na fita do glicosímetro,logo,constatou-se de quê ela estava com hiperglicemia de 450 ,ela arregalou os seus olhos,e falou ruborizada ,nossa! Eu não sabia que estaria tão alto.

Wilhans,lhe respondeu: Pois é! É o resultado dessa sua refeição calórica, aí agora vai para sua casa tomar sua insulina.

Aí,depois,Wilhans,foi para a casa do amigo de seu pai Wilson,chamado: Vagner Sanco,que era músico assim como seu pai,ao chegar,lá em sua casa,ele o convidou para entrar,bem na hora do almoço, e ele estava comendo linguiça e bacon de uma frigideira cheia de óleo de soja.

Wilhans,pensou,consigo mesmo,já estou vendo que será outro hiperglicêmico,ele,perguntou,Vagner,vamos verificar sua glicemia rapidinho,ele lhe falou,precisa mesmo?Faz tempo que eu não a verifico! Então ,vamos lá! Fazer o quê?

Ao verificar,sua glicemia,o tal Vagner ,estava com 400 de hiperglicemia,foi outro que ficou abismado e disse ao Wilhans,deve ser por isso que eu estou indo ao banheiro para urinar o tempo todo,e Wilhans disse-lhe: Sim,isso chama-se poliúria,todo o excesso de açúcar em sua corrente sanguínea vai para a urina é um modo do seu organismo eliminá-lo.

E por último,Wilhans achando que aquele já seria o último diabético que ele verificaria a glicemia,ao voltar para sua casa,ele se deparou com Dona Cida,uma amiga de sua mãe Marina que era viciada numa coca-cola.

E ao saber disso,Wilhans,disse-lhe,eu estou voltando da rua e estou tendo uma surpresa atrás da outra nada agradáveis,mas faz parte,e como eu me lembrei que a senhora adora beber uma coca-cola ,eu poderia verificar sua glicemia através desse aparelho de dextro, é só uma picada no seu dedo, então,vamos lá?

Ela lhe falou: Vamos lá,então ,vamos ver,como é que minha saúde glicêmica anda?

Ao verificar,sua glicemia estava marcando 380 também hiperglicêmica, então,isso quer dizer que eu estou com diabetes?

Wilhans,respondeu: Sim,você está diabética!,Seu pâncreas está deficiente não está secretando insulina naturalmente,portanto,vá ao médico para passar numa consulta e lhe peça logo suas canetas de insulina.

Dona Cida lhe falou: Misericórdia! Não acredito,agora,eu tenho que parar de vez de tomar minha Coca-Cola.

Sim,se você quiser viver mais tempo e cuidar de sua saúde, é o mais aconselhável a se fazer.

E você,cuida de seu diabetes,por acaso,senhor Wilhans? É difícil controlar, às vezes, eu também abuso dos alimentos como todo diabético,mas,em relação aos diabéticos caras de pau que eu me deparei hoje,eu sou um santo,disse ele,rindo para não chorar.

Autor: Wilhans Lima Mickosz

Wilhans Mickosz
Enviado por Wilhans Mickosz em 03/04/2024
Reeditado em 03/04/2024
Código do texto: T8033801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.