0 NASCIMENTO DA LUA (BVIW)

                        

 

A fotografia acima  registra o nascimento da lua  na praia de Tabatinga, onde me encontro sentada na areia junto com a minha neta Tamy. Confesso que o momento é de uma beleza indescritível e eu quis saber mais do que estava vendo,  pois como é sabido há milênios,  magos, filósofos , crentes , céticos e cientistas veem tentando decifrar o enigma da existência. O filósofo e físico Marcelo Gleiser, em seu livro “Criação Imperfeita, esclarece que essa tentativa prendia-se a convicção  de que a incrível diversidade do mundo natural tem uma origem única, que tudo se engloba e que a essência dessa busca é a certeza de que, de alguma forma, tudo está interligado, de que existe uma unidade conectando todas as coisas. De acordo com a maioria das religiões essa unidade é representada por uma  entidade divina que transcende os limites do espaço e do tempo, um ser com poderes absolutos que criou o mundo e que controla, com maior ou menor arbítrio, o destino da humanidade.

Não sei se essa tentativa de explicar o que parece inexplicável  faz sentido, o que sei é que – segundo Gleiser - na busca de um código misterioso que, se encontrado revelaria os grandes mistérios da existência, fracassaram os maiores cientistas de todos os tempos: Kepler, Newton,  Faraday, Einstein, Heisemberg e Shroding dentre outros.

Mas, e ai? Será que o Kepler teria razão quando foi levado  por convicção religiosa  a crer  que Deus havia criado o mundo de acordo com um plano inteligível, que é acessível através da luz natural da razão...?

 Vá lá saber...Quando morrer saberá.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 03/04/2024
Reeditado em 03/04/2024
Código do texto: T8033886
Classificação de conteúdo: seguro