Terezinha de Jesus

"Terezinha de Jesus/ de uma queda foi ao chão/ acudiram três cavalheiros/todos três de chapéu na mão. /O primeiro foi seu pai/ o segundo, seu irmão/ o terceiro foi aquele /que a Tereza deu a mão"... (canção popular, revista na música Terezinha, de Chico Buarque, da Ópera do Malandro -1978).

_______________________________________________________

O anúncio saiu no jornal de domingo:

“Procuro homem saudável, boa aparência, entre 30 e 40 anos, que possa me trazer felicidade. Entrar em contato através do endereço eletrônico: terezinhadejesus-arroubo-felicidade-ponto-com”.

Recebeu centenas de e-mails, selecionou alguns, fez várias entrevistas. No final, restaram apenas três. Marcou com eles separadamente, pedindo que cada um trouxesse um portfólio com os motivos que o levaram a buscar a vaga. Olhava para a mesa vazia ao lado da sua na esperança de, finalmente, vê-la ocupada...

O primeiro trouxe uma pasta de couro preta, com inúmeros relatórios, gráficos e tabelas explicando a rentabilidade de suas aplicações financeiras e os movimentos da Bolsa. O segundo, uma pasta azul transparente, cheia de desenhos suaves em tons pastéis, com mensagens de esperança, amizade e fé.

O terceiro chegou atrasado. Trouxe uma pasta vermelha envelhecida e, assim que a colocou na mesa, papéis e alguns objetos se espalharam pelo chão. Eram folhas com poesias escritas à mão, CDs de música, um DVD de filme erótico, fotos em cores vibrantes de viagens, pores de sol, cálices de vinho...

Terezinha sorriu, deu a mão a ele e se retirou. Já sabia o que fazer.

No dia seguinte, mandou colocar mais duas mesas na sua sala.