O HOMEM – A SOCIEDADE E A RELIGIÃO

LOCAL: BRASIL

ÉPOCA: SÉCULO XXI

ASSUNTO: O HOMEM, A SOCIEDADE, A RELIGIÃO E AS SUAS PRIMISSIAS

ELENCOS: JOÃO TROPEÇA (ESPOS0)

MARINA TROPEIRA (ESPOSA)

ZÉ CUIA – JORGE CARETA – GIL LEIGO – ANDRÉ (FILHOS)

ANA CHIC E CARLA BRIM (FILHAS).

Este conto é um processo degenerativo e leigo, que a cada dia se evolui e evidenciando o mal conhecimento das pessoas na nossa sociedade, como também em teses religiosas em pleno século XXI, onde já existe uma grande abertura à todos os níveis.

Uma das dificuldades existentes na vida de todos nós na atualidade e que sufoca, transtorna e tira até a vontade de comer e dormir é o desemprego, desestabilidade econômica das famílias, desequilíbrio familiar e a generalidade em violências de um modo geral. Levam a modos de decisão inadequada, provocando a responsabilidade em desequilíbrio.

Muitas pessoas acham que só por fazerem parte de alguma religião é o seu mártir, como também outros cumprem rigorosamente os passos emanados pelos seus assistentes religiosos, ordem, respeito, virgilias, curas e etc. Será nosso tema a seguir:

O senhor João Tropeça, como é conhecido por todos nesta redondeza, com idade aproximadamente de 39 anos, já demonstra em suas feições uma pessoa de 45 anos, vivido, sem emprego fixo, faz alguns biscates para sustentação da família, juntamente com a sua amada esposa D. Marina Tropeira, uma pessoa distinta, honesta, tem gosto do seu trabalho, como dona de casa, já aparenta 40 anos, e só possui seus 32 anos, com cor branca clara, onde figura rapidamente uma pele mais sensível e com algumas rugas, não é só pela vida que leva com seus problemas e ainda leva consigo as crianças, os seus filhos: Zé Cuia 19 anos, garoto estudioso, trabalhador, sonha em ser músico, não possui nenhum vício e sempre que pode ajuda seus pais: Jorge careta, 17 anos, um garoto meio grosseiro para o estudo e o seu dia-a-dia, já esse gosta de viver demasiadamente, sempre leva em sua cabeça um lenço preto ou vermelho, é muito rebelde com os seus pais e ainda não tem nenhuma ocupação; Gil Leigo, 13 anos esta na fase de querer descobrir as coisas da vida, é também meio rebelde, mas já é diferente do seu irmão Gil; André 11 anos, menino sapeca, vez em quando assisto tentando quebrar as vidraças das casas ao lado, demonstra muito a natureza do seu irmão Gil Leigo, menino que só gosta de andar brincando no meio das ruas; Ana Chic garota peralta, interesseira, demonstra já aos seus 09 anos, um certo perigo na maturidade, porque é notável o seu verbo mais usado na rua “pedir”, e se não for corrigido este ato, enquanto ainda é cedo, dificilmente mudará este seu hábito e a Ana Brim, uma fofura de criança, linda, tem ainda 2 anos, quando crescer aparenta uma moça muita bonita e charmosa, e espero também que seja muito estudiosa.

O aborto é considerado crime no mundo inteiro, porque o mesmo impede que um ser humano venha a nascer. Entre muitas proibições que venha causar transtornos na vida dos seres humanos, é a falta de informação. Há alguns meses, conversando com um amigo, sobre a questão da igreja e a religião, onde condenam o uso de remédios para os casais evitar filhos e o mesmo disse-me:

- Nós sabemos que é pecado as nossas mulheres tomarem pílulas anticoncepcionais, pois estaria impedindo a fecundação e a formação do feto, então aprendemos esta regra com os nossos líderes religiosos; então eu de imediato o respondi:

- Meu amigo Honorato, pois bem, eu sou um dos infinitos pecadores deste mundo tão grandioso, como também melancólico, e no meu ver, evitar que sejam gerados filhos, antes da fecundação, não vem constituir crime, e o crime não é constatado sem que venha haver causa ou efeitos. Para que o maior crime na atualidade, do que a fome, e não estou me relacionando em direção a pobre não, quando vemos diversas famílias sem moradia; doentes; desempregadas e com a escadinha de filhos a subir degraus, mas como conseqüência a desnutrição, a falta de manutenção à saúde, uma educação inadequada, sem ter um lazer, que na verdade sem razão para o viver. Será que no ponto de vista religioso não é uma tendência realista, onde tudo isto acontece e favorece cada vez mais a penúria. Só que eu sem o entender, quanto ao nosso saber, não seria usado para resolver os problemas, as causas, usar o conhecimento para poder favorecer aos nossos irmãos como prevenção, não seria arguirmos numa tese de sobrevivência dando continuidade a uma vida decente e estimulante. Mas, nem menos aos nossos passos as pessoas estão condicionadas a poderem andar e paralelamente, erguer seus pés a frente e dar um grito de liberdade, tem-se a seguir doutrinas e normas que não pode resolver nada sozinho, obedecendo a muitos que na verdade já alcançaram o seu degrau e fica usando como estimulante e fazendo com que carreguem o seu peso nas costas até o fim. O que mais me intriga, é que mesmo as pessoas que tem alguns conhecimentos, porém é evidente que ainda são uma das quais em questão e fazem parte deste nosso mundo, são momentos difíceis dentro de uma casa, quando o pai e a mãe ouvem seus filhos pedirem “dei-me um pão, estou com fome mamãe”, e os mesmos com o coração partido e retorcendo seu ventre respondendo: “papai e mamãe sabe disso, mais não temos dinheiro para comprar o seu pão, vai tomar água e puxa para a cama”. Inclusive é um fato corriqueiro, mesmo em nosso meio e a diferença é que não é conosco, e este fato é mais um do nosso mundo, da nossa vida.

Momento nenhum, nós seres humanos, deveríamos absorver o aborto, mas antes de tudo acontecer é possível evitá-lo! com a abertura de várias informações e bem diversificada, existe hoje em vários lugares: escolas, postos de saúde, campanhas educativas e mesmo através dos programas de televisão, e não é um acontecido surpresa e nem por acaso e sim por descuido e naturalidade.

Antigamente os meios de prevenções eram mais escasso, mas hoje, existe mil e uma maneiras para prevenir tanto a gravidez como também uma transmissão associada ao ato sexual que são as doenças venéreas.

Portanto, a sociedade em geral, antes de querer julgar, condenar e recriminar as ações e atitudes, seria necessário um melhor desempenho, contendo mais interesse e participação com aquelas pessoas realmente que necessitam do referido apoio, isto porque, quando surgem qualquer benefício para a população, e quando o mesmo vem atingir a camada referenciada, já foi passada e esgotada os recursos para os fins a que foram destinados, deixando sempre de assistir aos beneficiários, justamente aqueles que realmente fora projetado o programa com o incentivo, e isto torna-se cada vez mais as realidades em evidências, inclusive ainda continua aquele velho provérbio “As sobras são para os últimos, porque os primeiros já não querem mais e se cansaram de se lambujar”.

- Pois sabe o amigo, até eu já cair nesta lenda, a minha santa mulher “Horácia”, todos os anos vem a parir um novo filho, mas, depois do nosso papo eu irei tomar uma sabia decisão, porém tenho certeza que não estou agindo errado, a minha consciência esta bem, como também vou passar a nossa conversa ao meu amigo João Tropeira, porque no mundo atual, tudo está escasso, as dificuldades são generalizadas, as oportunidades são as mínimas e nós adultos assistimos os problemas do mundo e continuamos a não dar um sentido positivo e concreto a tal realidade, mas é preciso pararmos e observá-los, porque no futuro serão os nossos filhos que sofrerão as circunstâncias, são os maus frutos de hoje que irão produzir uma mal semente no amanhã, e nós somos os responsáveis por tudo que amanhã vir acontecer. É necessário se planejar a vida, o dia-a-dia, não por oposição e sim por necessidade, e falando de futuro temos que pensar no controle de natalidade, no período de dez anos, uma família de classe baixa constitui-se dez filhos, será na verdade dez problemas, dez preocupação para alimentar, estudar, vestir, ter direito ao mínimo do lazer, e além disso isto não significa progresso, mas simplesmente é a degeneração do ser humano, é a continuidade da ignorância e a falta de esclarecimentos para com as pessoas que necessitam dele; as vezes as pessoas, precisam de alguém para que possa instruí-los e informar corretamente quanto ao planejamento familiar.

- Olha, meu amigo, aguardo ainda o senhor com sua esposa juntamente com seu João e D. Marina para podermos conversar melhor e assim poder ajudá-los e daqui pra frente serão vocês que poderão ajudar os próximos.

- Mas com toda sinceridade “Prevenir ainda é a melhor iniciativa para podermos remediar”.

borgesmilagres
Enviado por borgesmilagres em 25/02/2008
Código do texto: T874655