FERRAMENTAS

Um belo domingo chuvoso, o neto achando-se mais esperto do que o avô, por ele ser idoso e distante das tecnologias, aproxima-se do mesmo, na pequena marcenaria nos fundos de sua casa e começa a fazer várias perguntas sobre assuntos modernos.

O velhote não sabendo do que se tratava, muito menos responder, se entregou e se propôs totalmente à brincadeira do rapaz.

O papo foi se desenrolando no ritmo ditado pelo jovem, com a astúcia de quem acha saber de tudo.

Num determinado momento o avô faz uma pergunta ao neto:

- Filho: Quantos anos você tem?

- Ah vô, se liga, tenho 17 po, você sabe. Por quê?

- Filho, você tem muitos anos pela frente ainda, pra achar que sabe tanto quanto quer demonstrar que sabe.

- Que nada, tudo que eu quero saber eu acho na internet ou em algum livro.

- São ferramentas.

- Que vô? Que papo é esse? Se ta viajando? Ta gagá?...ahaha

- Ta vendo aquela caixa ali? O que acha dela?

- Simples, babaca, normal.E?

- Você acha que consegue fazer uma?

- Ta me tirando né vô! Claro que sim, mó boi, é uma caixa básica.

- Então faz uma igual pra mim?

- Beleza, eu faço.

O rapaz entrou na casa, imprimiu de algum site formas de se fazer uma caixa, foi até a simples oficina do avô e se propôs ao ofício.

- Aí vô, senta e aprende...

O avô sentou-se, mas antes pegou a caixa pronta e cobriu com um pano para que o jovem não visse.

- Empresta as ferramentas vô?

- Claro filho, pode pegar todas, mas tome cuidado pra não se machucar.

- Relaxa.- disse o rapaz.

O velhote emprestou sua caixa com várias ferramentas diferentes das que estavam no papel impresso pelo neto, com algumas parecidas.

Depois de algum tempo o jovem vem até seu avô, com as mãos sujas e inchadas, e diz:

- Terminei. Saca só! – mostrando a sua caixa.

- O que você achou? – pergunta o avô

- Ficou bacana, não te falei que era sussa? Só minha mão que ficou nojenta, imunda.

O avô então pega a caixa que estava coberta e coloca ao lado da feita pelo garoto, que num espanto fala:

- Porra, que diferente vô, a sua ta animal, nossa, a minha ficou um lixo, como você faz?

- Faço com essas mesmas ferramentas que usou e talvez com as mesmas instruções.

- Ah, fala sério vai.

- Filho, na vida sempre teremos as ferramentas, sejam essas que usou, a tal da internet, livros, palavras, conselhos, sofrimentos ou alegrias, porém mais do que tê-las é saber como usá-las. Assim também é nossa vida, sempre estamos aprendendo algo, bom ou ruim, pequeno ou não, simples, importante, tudo que vivenciamos todos os dias são ferramentas que nos servirão um dia para alguma coisa, basta termos humildade e abrirmos o coração para aprender, prestar atenção em como colocamos em prática os ensinamentos do tempo e não se preocupar se sujamos nossas mãos pra um bem maior.

- Caraca vô, mó Freud... Nossa, como fui babaca né? O senhor me ensina a mexer em algumas ferramentas? Não só nas das caixas?

- Claro filho.

Visite: http://atorsid.zip.net/

Sidnei Oliveira
Enviado por Sidnei Oliveira em 15/03/2008
Código do texto: T902489