VELHO TOBIAS

Na infância convivemos com pessoas que influenciam as nossas vidas para sempre. Durante a minha, convivi com Tobias, um velho pescador de aparência rústica, porém dono de uma sabedoria incomparável, não desse saber que aprendemos na escola, mas de outro não menos importante, o qual aprendemos com a vida.

Seu Tobias morava numa casa de palha do outro lado do rio. Quase todos os dias depois do almoço, quando todos em casa tiravam à sesta, eu atravessava o rio para escutar os lindos causos do meu velho amigo. Quantas tardes memoráveis passei naquele pequeno lar.

Depois de escutar a belas e ricas narrativas, eu ia brincar de subir nas árvores, do alto ficava observando a imensidão verde, julgava-me rei e aquilo tudo era meu reinado.

O cheiro do café fresquinho chegava as minhas narinas, logo depois escutava a voz rouca do pescador chamando para a merenda das três, onde o pretinho gostoso vinha acompanhado da branquinha farinha de tapioca.

Os anos passaram e levaram meu velho amigo. Cresci, fui para a capital estudar, comecei a trabalhar, descobrir um mundo novo e cheio de novidades. A minha vida mudou completamente, porém ainda reservo algumas horas da tarde para escutar os conselhos de Tobias; sim ele continua vivo nas minhas lembranças e sempre fala com sua rouca:

- presta atenção no que tem dentro das pessoas porquê o de fora é fácil de mudar, cuidado menino, cuidado!